A programação da Semana Nacional de Trânsito em 2023, comemorada no Brasil entre os dias 18 e 25 de setembro, segue com agenda ainda pelos próximos dias, com ações promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) e parceiros. Nesta segunda-feira (25/09) foi a vez das crianças, que lotaram o Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Matarazzo, para assistirem à peça ‘O Perico no Trânsito’, totalizando 650 alunos em duas sessões.

Neste primeiro dia de espetáculo, que contou com a participação do Sest/Senat, foram contemplados os alunos das Escolas Municipais Rosana Negrão, Domingos Ferreira de Medeiros e Padre Emílio Becker, além das crianças assistidas pela Legião da Boa Vontade (LBV) e dos assistidos pelo Núcleo Ttere.

O palhaço Perico trabalha a temática do trânsito e seus perigos de maneira lúdica, valorizando o sentimento de proteção da vida e o estimulando no comportamento de pedestres e motoristas. O ator, um bombeiro palhaço, é vivido pelo cabo do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente, Robertt Moretto.

Além das duas sessões desta segunda, O Perico no Trânsito será encenado em mais duas oportunidades pela programação da Semana Nacional de Trânsito, uma na manhã de quarta, dia 27, e outra no dia 4 de outubro, também pela manhã.

Na oportunidade, os alunos também receberam o relato do vereador Douglas Kato, que foi vitimado em um acidente de trânsito, que o deixou tetraplégico. A Semob foi representada pelo coordenador de Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana, Rodrigo Turella.

Formatura Agentes de Trânsito

Na manhã desta terça-feira (26/09), no auditório da OAB, foi realizada uma solenidade para a entrega dos certificados aos 17 Agentes de Trânsito da Semob, referente ao curso de atualização obrigatório, de acordo com a portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Composta por 200 horas, a atualização é obrigatória e necessita ser renovada a cada três anos. O conteúdo programático do curso é composto por nove disciplinas, como legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego, ética e prática operacional, por exemplo.

O evento teve a participação do secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Cézar Gardim, do chefe de gabinete, Luiz Edson de Souza, e do assessor de secretaria, Ademir de Luna.

Sequência ao cronograma

Na quinta-feira, dia 28, os agentes de trânsito farão uma palestra com o tema para os alunos do Colégio Cristo Rei, em dois horários: às 9h30 e às 14h.