A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente atende mais de 17 mil alunos entre ensino infantil e fundamental. A pasta que tem como titular, a secretária de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, encerra o ano de 2013 de maneira positiva. Em relação ao balanço de 2013 a secretária destaca o Programa de Educação Integral Cidadescola, que foi ampliado com o atendimento de aproximadamente 3.600 alunos de 26 escolas da Rede Municipal de Educação. A secretária destaca que a ampliação é resultado do apoio dos parceiros e das equipes das Secretarias Municipais. “Trata-se de um programa do Governo Municipal, onde todos os órgãos estão envolvidos e colaboram nas ações”, resume a secretária.

De acordo com a secretária de Educação, neste ano de 2013, o programa Cidadescola foi ampliado com novas oficinas de atletismo, de empreendedorismo e prática circense, além das dezenas de oficinas que já são trabalhadas. “Nós crescemos em atendimento dentro da Rede Municipal e de uma forma especial, pois temos a participação das famílias junto ao programa Cidadescola, com a introdução do projeto Escola de Pais, para que haja cada vez mais entrosamentos entre o Governo Municipal, comunidade, as famílias e a escola. Para que haja esse entrelaçamento e que a criança seja realmente educada, atendendo nosso foco de educação com qualidade”, destaca a secretária.

A secretária de Educação ressalta que nesses cinco anos à frente da administração municipal, uma das principais obras feitas pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ foi em relação à educação. “O prefeito Tupã é um engenheiro de formação e um tocador de obras, mas sua maior obra foi na educação, com a construção de pessoas e almas. Pois, é isso que ele faz quando se dedica à educação, ele consegue capitanear os esforços, que tem como foco a educação das crianças e de trabalhar a relação com as famílias visando à atuação dos jovens na sociedade de forma grandiosa, positiva e transformadora”, ressalta a secretária.

Sobre as reformas e ampliações das escolas:

Conforme a secretária de Educação, a infraestrutura é muito importante no processo de educação. “O prefeito Tupã começou a reformar todas as escolas municipais, inclusive com a construção de novas salas para ampliação de vagas no ensino fundamental recebendo o programa Cidadescola com a educação em tempo integral. Podemos dizer que todas as escolas de educação infantil da Rede Municipal de Educação já receberam reformas. E já estamosna etapa das escolas de ensino fundamental e na construção de novas salas dentro das creches. Na educação infantil já temos a possibilidade de ampliação de mais de 500 vagas”, adianta a secretária de Educação.

“O prefeito Tupã fez um trabalho inédito na história de Prudente, com a proposta de sete novas creches. Deste total, neste ano de 2013 já inauguramos três novas unidades de Educação Infantil, na Vila Aurélio, no Residencial Funada e no Jardim Guanabara, que já foram construídas e inauguradas em 2013”, destaca a secretária.

A secretária de Educação lembra ainda que já estão em construção para serem inauguradas para no início do ano letivo de 2014, as seguintes unidades, no Jardim Itapuã, no Residencial Monte Carlos e no segundo semestre de 2014 no Residencial São Paulo e no Parque de Girassóis, completando a rodada de sete creches novas.

A secretária de Educação destaca que está no planejamento da Seduc para 2014, já em fase de documentação a construção de creches nos novos loteamentos que serão entregues para a população até final de 2014, com mais de 10 novas creches.

“Temos um prefeito empreendedor e educador, que investe na infraestrutura, bem como nas condições de trabalho, para que a nossa criança seja atendida de forma integral”, enaltece a secretária. Segundo ela, o prefeito tem uma relação muito positiva e muito constante junto aos governos federal e estadual, para a construção de novas creches através do Próinfância e do Bolsa Escola, respectivamente. As creches também recebem investimentos próprios, os cofres municipais, como ocorreu com as creches da Vila Aurélio, Jardim Guanabara, a Escola Lodovica no Parque Alvorada”, resume a secretária.

Na composição do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, a secretária destaca a posição conquistada por Prudente na 25ª posição dentro do país, o que representa uma grande contribuição para a educação. De acordo com a secretária, os resultados demonstram que Prudente está no caminho certo. “O prefeito Tupã fez realmente essa opção de ser um construtor de vida e está no caminho certo transformando todos os aspectos da cidade de Prudente, incluindo a educação. O fato de Prudente ser colocada no 25° lugar é devido aos investimentos na educação infantil”, finaliza.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação