O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto (MAH), de Presidente Prudente, localizado na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2179, dá início nesta terça-feira (23) à programação da 19ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A primeira atividade será o resgate de contos africanos.

Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, a edição de 2025 da Primavera dos Museus propõe uma reflexão sobre o papel das instituições na preservação do passado, significação do presente e projeção de futuros diante da crise ambiental global. Anualmente, desde 2007, uma temática é lançada, e este ano a ideia é refletir sobre um tema urgente: ‘Museus e Mudanças Climáticas’. 

“A crise climática deixou de ser uma ameaça futura para se tornar uma realidade, que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Seus efeitos são sentidos de forma desigual, revelando vulnerabilidades históricas e reforçando a urgência de ações coletivas. Neste contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações”, cita um trecho do texto de referência, lançado pelo Ibram.

A programação tem início às 9h desta terça-feira, com a contadora de histórias Sueli Pereira, a Sula, que apresentará narrativas ligadas à sabedoria ancestral, voltadas especialmente ao público infantil. 

Além da atividade de terça-feira, a programação em Prudente segue na quinta (25) com a exibição do curta-metragem Recife Frio de Kleber Mendonça. Após a sessão, haverá um bate-papo sobre as conexões entre crise climática e patrimônio histórico-cultural, com a participação da professora doutora Paula Vermeersch, docente da FCT-Unesp e conselheira titular do Condephaat.

As atividades são gratuitas e abertas ao público. Confira abaixo os detalhes da programação.

 

23/09 – terça-feira

Horário: 9h

“Recontar Africano” - Contação de histórias ancestrais, Sula (Sueli Pereira).

 

25/09 – quinta-feira

Horário: 19h

Recife Frio: ficção e realidade, O Lugar do Patrimônio.

Exibição do curta-metragem e debate com Profª Dra. Paula Vermeersch.

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação