A Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento de Presidente Prudente (Seagri), juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), realizaram nesta sexta-feira (05/12), na Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo - Colégio Agrícola, o III Fórum Prudentino de Desenvolvimento Rural, que trouxe como tema central a ‘Cadeia Produtiva do Leite’. O prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã fez a abertura oficial do evento.
Também participaram da solenidade de abertura do Fórum o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Silvano Barille, o presidente do CMDR, Wellington Ribamar Aragoso, o chefe de Divisão da CATI Regional Prudente e representante do secretário Guilherme Piai, Júlio César Thoaldo Romeiro, o assistente técnico da CATI e professor da Etec, professor Wilson Barros, e o diretor da Etec, Plínio Carielo.
Com foco no produtor leiteiro, o evento foi realizado com objetivo de trazer informações e técnicas atualizadas do setor aos criadores locais e da região, para discutir desafios e propor soluções, como novas tecnologias e viabilidade econômica.
O prefeito Tupã parabenizou toda equipe pela realização do evento e pela iniciativa, que coloca o produtor leiteiro em destaque, um setor que faz parte da economia local e regional. “Saímos daqui hoje com o compromisso de buscar polícias públicas que contribuam com essa cadeia produtiva do leite”.
O evento ainda contou a palestra "Manejo de Pastagem", ministrada pelo agrônomo Valdo Prado Nunes, da CATI Regional de São João Boa Vista. Na sequência, foi realizada a palestra "Gestão Administrativa na Pecuária do Leite", com o veterinário Ricardo dos Santos da Silva, da CATI Regional de Catanduva. Os veterinários Clodoveu Nícola, de Colombo - CATI Regional de São José do Rio Preto, e José Ricardo Lobo, da CATI Regional de São João da Boa Vista, fizeram a palestra sobre "Manejo de Rebanho e Irrigação de Pastagem".
Às 11h, foi abordado o tema "A Cerca Elétrica como Ferramenta do Manejo de Pastagem", com o Med. Vet. Ernesto Coser Netto, da Datamars Trut-Test. E, por fim, aconteceu a mesa redonda com os palestrantes, com mediação do eng. agrônomo Wilson Antônio de Barros e do chefe regional da CATI, Júlio César Thoaldo Romeiro.
O Fórum foi realizado com apoio e parceria da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), do Governo do Estado de São Paulo, da Etec (Escola Técnica de Presidente Prudente), da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, do Sebrae, do Sindicato Rural e da Fatec Presidente Prudente, UMOE Bioenergy, Matsuda, Líder e Unoeste.
Fonte: Secretaria de Comunicação