Neste 1º de dezembro, é celebrado o Dia Internacional de Luta contra a Aids, data em que pessoas de todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV, promover a conscientização e a mobilização social em torno do tema.
Em Presidente Prudente, o Programa IST/Aids é referência no acolhimento a este público. Apenas em 2025, de acordo com o coordenador, Jefferson Saviolo, 85 prudentinos passaram a ser acompanhados pelo serviço, por meio do ambulatório do Centro de Testagem e Acolhimento (SAE/CTA). No local, encontram uma equipe multiprofissional a postos para atender a todas as necessidades do paciente, incluindo infectologistas, psicólogos, enfermeiros e auxiliares, farmacêuticos e auxiliares, dentistas e auxiliares, além de assistente social e equipe gestora e administrativa.
Ao todo, cerca de 1.400 pessoas passam por acompanhamento no CTA. Além deles, outros 300 estão em acompanhamento de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição).
Nas últimas três semanas, o Programa IST/Aids realizou diversas ações de testagem e orientação à população prudentina, por meio de plantões na Praça 9 de Julho, instituições de ensino, Casa do Aprendiz Cidadão (CAC), ente outros pontos de grande circulação de pessoas, além do trabalho contínuo de testagem no próprio ambulatório SAE/CTA. O último local visitado pela equipe foi terminal urbano, na esquina da Avenida Brasil com as ruas Dr. José Foz e Cassimiro Dias.
Fonte: Secretaria de Comunicação