A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente realizou, nesta quarta-feira (01/10), uma ação de abordagem e acolhimento a pessoas em situação de rua na região do Parque do Povo.

A iniciativa foi articulada pelo vice-prefeito José Osanam e pela secretária de Assistência Social, Ariane Lopes Vieira Jacintho, com o objetivo de orientar a população em vulnerabilidade sobre os serviços de acolhimento disponíveis, além de informar sobre direitos e benefícios destinados à população em situação de rua.

As equipes da SAS atuaram na Avenida 14 de Setembro, nas proximidades do Chalé do Fundo Social, com o apoio do Serviço de Abordagem a Pessoas em Situação de Rua (SAPRU), Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua); da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPS, e da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Policia Militar. A ação também contou com a presença do vereador Cesar Saito - Babu.

Uma nova abordagem está programada para o dia 6 de outubro, às margens da linha férrea, no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Mendes de Moraes.

Segundo o vice-prefeito, além de oferecer acolhimento, a ação busca conscientizar a população sobre a importância de não dar esmolas.“A nossa intenção é oferecer suporte a essas pessoas em situação de rua. Pedimos também que os munícipes evitem dar esmola, pois muitas vezes esse dinheiro é utilizado para a compra de bebidas ou drogas, alimentando um ciclo vicioso difícil de ser rompido”, afirmou.

A secretária de Assistência Social destacou que a Prefeitura mantém um cronograma diário de abordagens, oferecendo condições dignas de vida, como refeições, banho e acolhimento. “As equipes elaboram ainda um plano de acompanhamento familiar, com o objetivo de auxiliar essas pessoas e famílias a saírem dessa condição de vulnerabilidade, além de ofertar os serviços do SAPRU e Centro POP, explicou Ariane.

Fonte: Secretaria de Comunicação