Presidente Prudente sediou nesta quinta-feira (25/09) a primeira edição do Movimento Saúde Integral 2025, realizada no Teatro César Cava, com a presença de cerca de 300 pessoas. O encontro teve como proposta a reflexão sobre o tema “Saúde Mental: acolher, compreender e transformar vidas”.
A palestra principal foi ministrada pela médica mastologista Dra. Maria Assunção de Azevedo Guedes, uma das idealizadoras do evento, que abordou a importância de acolher, compreender e transformar vidas por meio do cuidado com a saúde mental.
O Movimento Saúde Integral tem como objetivo unir ciência, humanização e engajamento social, promovendo rodas de diálogo que contribuam para a qualidade de vida da população e a construção de uma sociedade mais consciente, saudável e solidária.
A abertura contou com apresentação musical do maestro Luizão. Na sequência compuseram a mesa de abertura o professor Dr. Ricardo Pires de Paula, vice-diretor da FCT/ Unesp; a diretora técnica de Saúde do DRS-XI, Carla Daniella Luziardi Machado; e a promotora da Saúde do Ministério Público, Dra. Vanessa Zorzan.
A secretária municipal de Saúde, Adriana Vitorio, também participou da mesa de abertura e destacou a estrutura da rede de atenção básica do município:
“É a porta de entrada para o SUS, onde os pacientes são acolhidos e ocorre a articulação com os demais serviços. É nessa porta de entrada que encontramos a saúde mental. Atualmente, contamos com quatro Caps, sendo dois deles 24 horas; unidades de acolhimento; seis residências terapêuticas e equipes na atenção básica preparadas para oferecer o primeiro cuidado, acolher quem sofre, compreender suas dores e contribuir para sua transformação.”
O evento reuniu pacientes da rede municipal de saúde, grupos de idosos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), além de instituições ligadas à área, como o Hospital Regional de Presidente Prudente, Hospital de Esperança, Santa Casa, Unesp, Unoeste e comunidade em geral interessada na temática.
Fonte: Secretaria de Comunicação