A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) promoveu um grandioso evento no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, para comemorar os 15 anos do Programa Cidadescola, o ‘Memórias e Caminhos Construídos’.

Realizado na noite desta quinta-feira (26/09), o evento contou com a presença dos familiares de 150 alunos do projeto, aproximadamente, que fizeram apresentações com as temáticas dos macrocampos de atuação do Cidadescola, como dança, música e arte circense, evidenciando a excelência do trabalho realizado na formação integral dos estudantes.

O evento também marcou o lançamento do livro “Memórias, Caminhos Construídos: canções, parlendas e fábulas”, produzido pelas próprias crianças durante as oficinas, com direito a uma sessão de autógrafos.

Representantes de diferentes agentes do Cidadescola subiram ao palco para receber homenagens, momento de grande emoção entre os presentes.

De acordo com a secretária de Educação (Seduc), Karina Gomes, que representou a administração municipal, a celebração destacou a trajetória e o impacto social do programa no município, que ao longo desses 15 anos, foi construído com dedicação e amor, fazendo a diferença na vida dos alunos.

O prefeito Tupã, que não pôde comparecer, parabenizou a equipe pelo trabalho de excelência, que tem mostrado resultados promissores, como o da ex-aluna Giovanna, que seguiu a carreira de professora de inglês por conta do programa. 

Tradição

O Cidadescola foi iniciado em 2010, na primeira gestão do atual prefeito, Milton Carlos de Mello – Tupã. Em 2025, como parte das comemorações de aniversário de 15 anos, a Oficina de Inglês foi retomada, contemplando todos os 2.300 alunos.

Excelência

O Programa Cidadescola, em 2025, foi elencado como referência nacional e irá compor um livro do MEC como exemplo de boas práticas em educação integral. Na seleção, o programa foi classificado em todas as quatro categorias, em um edital que reuniu 739 experiências de todo Brasil voltadas à educação em tempo integral: Livro (Caderno de Narrativas), uma das mais concorridas, com apenas 25 experiências contempladas em todo o país; Rede de Trocas, que tem como objetivo promover intercâmbio de práticas entre secretarias e escolas; Mostra Nacional, evento que será realizado em Brasília com as 125 melhores experiências do Brasil e Mapa de Experiências, repositório de boas práticas em educação integral.

Fonte: Secretaria de Comunicação