O prefeito Milton Carlos de Mello - Tupã, recebeu na manhã desta sexta-feira (19/09) a gerente do Sesc Presidente Prudente, Susana Souza, para a apresentação do Projeto Mesa Brasil, que está em fase de implantação na unidade e deve iniciar suas atividades no primeiro trimestre de 2026. No encontro o projeto foi apresentado à Prefeitura e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Também participaram da reunião o gerente adjunto do Sesc, José Roberto Vicentini; o supervisor do Setor de Alimentação, Omair Pimenta; a secretária de Assistência Social, Ariane Jacintho; o representante do Sincomércio, Vitalino Crellis; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tiago Oliveira.

O Mesa Brasil já funciona em mais de 20 unidades do Sesc com abrangência nacional. A proposta é captar doações, vindas de supermercados, produtores rurais e padarias, que possuem alimentos fora do padrão de comercialização, mas ainda próprios para consumo, destinando-os a entidades assistenciais, creches e casas de idosos.

Além do recolhimento de alimentos, o projeto prevê treinamentos gratuitos e cursos sobre boas práticas de manipulação, aproveitamento integral e alimentação saudável, voltados às instituições parceiras.

“O foco é combater a fome e reduzir drasticamente o desperdício de alimentos por produtores e mercados, contribuindo com a logística de distribuição”, destacou Susana Souza.

Segundo ela, o Sesc está em fase de ajustes estruturais para adequar o espaço de armazenagem e preparar a equipe. “A previsão é que o caminhão comece a rodar em fevereiro de 2026. Em breve, faremos o lançamento oficial do projeto em Prudente”, adiantou.

De acordo com a gerente, em média, um caminhão do Mesa Brasil consegue recolher até uma tonelada de alimentos por dia, que são repassados diretamente às entidades cadastradas.

Fonte: Secretaria de Comunicação