Depois de sete anos sem desfiles de rua, Presidente Prudente volta a ouvir o som do samba ecoar pela cidade. Em 2026, o PrudenFolia marca o reencontro com uma das tradições mais queridas da história cultural prudentina, celebrando a alegria, a resistência e a força das escolas de samba que atravessam gerações mantendo vivo o amor pelo carnaval.

Para esse retorno histórico, as escolas de samba decidiram seguir juntas pela avenida. Quem toma conta da Avenida 14 de Setembro é a Associação das Escolas de Samba de Presidente Prudente, formada pela união das escolas Independentes da Zona Leste, Real Grandeza e Renascer. 

“Vamos levar para a avenida muita cor e alegria, mas, acima de tudo, a união das escolas de samba de Prudente”, destaca o carnavalesco Edison José.

O enredo, criado por Edison José, presta homenagem ao escritor e poeta prudentino Carlos Freixo, que tem a sua trajetória construída entre a literatura, a educação e a cultura popular. Com o tema Carlos Freixo: Entre versos, memórias e emoção, o desfile transformará a avenida em um palco para contar a história de quem fez da palavra a sua arte.

Para dar vida ao enredo, o desfile contará com três carros alegóricos, mais de 150 componentes, ala das baianas, comissão de frente com seis casais e um carro especial em formato de barco, simbolizando a chegada do escritor português ao Brasil.

O samba-enredo é assinado por nomes tradicionais do carnaval prudentino: Ataíde da Cuíca, Mara Liz Cunha, Zezinho Frutuoso, Cesinha Zona Leste e João Fornalha.

O desfile será sábado (14) a partir das 20h, na Avenida 14 de Setembro.  

Sobre o homenageado 

Carlos Francisco Freixo nasceu em Portugal, em 1958, em Mação. Veio para o Brasil ainda bebê, aos três meses de idade, viveu cinco anos em Santos (SP) e há mais de seis décadas reside em Presidente Prudente. Formado em Letras e Pedagogia pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Freixo atuou como professor universitário no curso de Letras/Faclepp, além de lecionar no Sesi e na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.  

 As escolas que fazem essa história

  • Independentes da Zona Leste

Fundada em 20 de agosto de 1982, nasceu na Vila Verinha como uma agremiação comunitária e se consolidou como uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade, com forte atuação cultural e social. 

  • Real Grandeza

Criada em 2009, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente da Real Grandeza surgiu com o propósito de fortalecer o carnaval de rua e representar sua comunidade com criatividade e ousadia. 

  • Renascer

Fundada em 2018, a Escola de Samba Renascer da Operária, sediada no Jardim Guanabara, trouxe novo fôlego ao carnaval prudentino, ampliando a participação comunitária e mantendo viva a chama do samba.

 Em 2026, Prudente volta a desfilar sua história, suas emoções e o amor pelo samba.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação