A empresa Noromix Concreto S/A, ganhadora do processo licitatório, deu início nesta semana às obras de substituição de 230 metros da galeria de águas pluviais subterrâneas, localizada na Avenida Tancredo Neves, zona leste de Presidente Prudente.
Maquinários já estão no terreno realizando a limpeza da área para viabilizar o acesso até as galerias, localizada a cerca de 10 metros de profundidade.
A empreitada visa dar fim à imensa cratera aberta naquela localidade, que “engoliu” parte da Rua João Elias Naufal, da praça do bairro e inviabilizou até mesmo o uso do campo de futebol da Vila Iti, um problema que se estende há quase 3 anos e que tem atormentando os moradores locais.
As obras incluem adequações e melhorias no sistema de drenagem, além da reconstrução do pavimento asfáltico e das calçadas. O investimento é de R$ 3.809.162,52, recurso anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas durante visita ao município no ano passado, com contrapartida municipal de R$ 20 mil. As obras terão duração estimada de 10 meses.
Tudo começou após o rompimento de tubos subterrâneos responsáveis pelo escoamento da água, próximo à rotatória da Avenida Tancredo Neves. Na época, a Defesa Civil interditou o trecho para garantir a segurança de pedestres e motoristas. Com o passar do tempo e a intensidade das chuvas, o buraco aumentou de proporção, transformando-se em uma grande cratera a céu aberto.
No ano passado foi executado o projeto para o reparo da cratera, realizado pelo engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, José Seole. A intervenção prevê a substituição da galeria existente por tubos de concreto com dois metros de diâmetro, além da recomposição da pavimentação nas áreas afetadas pela obra.
Fonte: Secretaria de Comunicação