A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), iniciou nesta quarta-feira (04/02) novas ações de prevenção em bairros da das regiões oeste e sul da cidade.
Os agentes estão percorrendo casa a casa, com o objetivo ampliar a cobertura da coleta de sangue para controle da leishmaniose e microchipagem de cães.
Residencial Carandá, Residencial Portinari e João Paulo II estão sendo os primeiros bairros atendidos. Os demais serão continuados nas próximas semanas. A previsão é de que todos os seis setores sejam concluídos em 20 dias. O gerente da UVZ, Romário Luis dos Santos, ressalta a importância dos moradores receberem a equipe, abrir as portas de suas casas e colaborar com as ações.
As visitas acontecem sempre durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os agentes da UVZ estão sempre devidamente identificados, com uniformes e crachás.
Sobre o atendimento casa a casa, que já é realizado pela UVZ, a definição do bairro a ser atendido segue critérios técnicos, com base no número de casos positivos para leishmaniose em cães e na ocorrência de casos humanos da doença, que tornam a região prioritária, explicou o gerente.
Plantão
Para concluir os atendimentos a essas duas áreas, zonas oeste e sul, serão realizados dois plantões. No Residencial Carandá, será dia 04 de março, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, na Rua Antônio Sanches, em frente a Horta Municipal.
No dia 05 de março, o plantão será no Jardim Marupiara, também das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, Rua João Gonçalves Foz, nas proximidades da Secretaria de Turismo.
Fonte: Secretaria de Comunicação