Os meses de novembro a março tradicionalmente são marcados pelo aumento da temperatura e altos índices chuva. Trata-se de um período crítico para as equipes de zeladoria do município, já que a combinação desses fatores leva ao rápido crescimento da vegetação e ainda gera acúmulo de água parada, contribuindo para a proliferação do mosquito da dengue. Preocupados com este cenário, o prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, o diretor da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), Matheus Godoi, e os secretários municipais ligados aos serviços de manutenção se reuniram na manhã desta segunda-feira (29) com os vereadores da Câmara Municipal para discutir as estratégias de atuação.

O chefe da Prudenco apresentou a proposta de setorização dos trabalhos de zeladoria, que atuará durante 45 dias a partir do início de outubro. O objetivo é levar aos bairros todos os trabalhos de limpeza e conservação de áreas públicas, retirada de lixo descartado irregularmente e também materiais deixados pelos próprios moradores para recolhimento, nos moldes do antigo programa Cata-Treco. Também haverá tapa-buracos e reforço da sinalização viária, poda e corte de árvores que ofereçam algum risco ou transtorno aos moradores, entre outras ações articuladas em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade, Obras e Planejamento.

“A ideia é antecipar o período de chuvas, em que tradicionalmente as demandas aumentam muito. Com essa operação, vamos entrar em novembro com toda a cidade em ordem”, declarou Godoi.

O projeto foi aprovado pelo prefeito, que comentou a importância de intensificar ainda mais a limpeza e conservação do município. “Cuidar da zeladoria tem sido uma de nossas prioridades desde o início da gestão. Por onde passamos, ouvimos da população que a cidade já está diferente, mas queremos ir além. O período que se aproxima costuma ser mais crítico, por isso é hora de atuar em conjunto”, declarou Tupã. Ele ainda reforçou que a população tem papel fundamental no sucesso de mais essa empreitada, colaborando com a limpeza dos espaços públicos.

“Uma semana antes de entrarmos em cada bairro, vamos comunicar os moradores daquela localidade por todos os meios possíveis, para que possam se organizar e colocar nas calçadas materiais inservíveis para ser recolhido. Pedimos o apoio de todos para respeitar esse calendário e não jogar esses resíduos nas ruas e terrenos”, alertou Tupã.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, William Leite, Babu da Cohab, Edu da Padaria, Edgar Caldeira, Demerson Dias, Izaque Silva e Guilherme Alencar. Os demais parlamentares estavam representados por suas assessorias.

Confira abaixo o itinerário previsto da Operação:

Setor 1 – João Domingos e Brasil Novo

Período de execução: 06/10 a 11/10

Setor 2 – Cohab e Distritos

Período de execução: 13/10 a 18/10

Setor 3 – Jd. Eldorado, Jd. Paulista e Maré Mansa

Período de execução: 20/10 à 25/10

Setor 4 – Centro / Aviação / Jd. Bongiovani

Período de execução: 27/10 a 02/11

Setor 5 – Ana Jacinta e Vale do Sol

Período de execução: 03/11 a 08/11

Setor 6 – Vila Marcondes / Jd. Santana

Período de divulgação: 03/11 a 08/11

Período de execução: 10/11 a 15/11

Cabe ressaltar que os bairros listados nos setores são os de referência, porém os trabalhos se estendem por todos os bairros adjacentes. 

Fonte: Secretaria de Comunicação