O Fundo Social de Presidente Prudente realizou, na manhã desta segunda-feira (29/09), a formatura da primeira turma do curso de Costura Vegana. Oito alunos concluíram as aulas e receberam certificados, além de levarem para casa os itens produzidos durante o curso: uma bolsa confeccionada em couro vegano e uma nécessaire.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Renata Mello, a capacitação busca oferecer autonomia às famílias por meio de uma alternativa de geração de renda. “Muitas alunas já saíram com a expectativa de produzir peças para comercializar nas feiras de artesanato do município”, destacou.
As aulas foram ministradas pela professora Mariana Valente, sempre às segundas-feiras, das 8h às 12h, na sede do Fundo Social, com início na primeira semana de setembro.
Entre as formandas, Luciana Bacarin, 50 anos, e Waldecir Nogueira Vilione, 63 anos, já planejam vender seus produtos nas feiras de artesanato da cidade. Ambas também participaram de outros cursos gratuitos oferecidos pela instituição, como Modelagem e Costura Criativa.
Segundo a coordenadora de cursos, Solange Perez, novas capacitações estão programadas para o último trimestre de 2025. Em outubro, haverá um curso de Kirigami para cartões. Ainda em outubro está previsto o curso de Customização de Roupas, em parceria com o Sebrae, com 18 vagas disponíveis e aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.
Na área de gastronomia, o Fundo Social ofertará o curso de Geleias e Compotas, além do curso de Pizza, que terá duração de sete dias e aulas no período da tarde, ambos previstos para ocorrer em novembro.
Fonte: Secretaria de Comunicação