Para conscientizar a população de Presidente Prudente sobre os malefícios causados pelo cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (29/08), quando será lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, trabalho de orientação e prevenção no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei. A ação terá início às 9h e está programada para se estender até às 11h30. Será bem no início do Calçadão, considerando o acesso pela Avenida Coronel José Soares Marcondes. De acordo com a educadora de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, cerca de 300 pessoas, entre profissionais da saúde, estudantes de enfermagem, além de crianças e equipes de apoio, estarão envolvidas na mobilização que terá ainda passeata, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corporal (IMC) e apresentação de dança.
O cálculo do IMC, bem como a medição da pressão arterial, será feita por 60 alunos do curso de enfermagem da Uniesp de Presidente Prudente. Eles serão supervisionados pelos professores e terão ainda profissionais da saúde para apoio e esclarecimentos. Além da faculdade, também entraram como parceiros na empreitada a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que estará divulgando o curso sobre como parar de fumar, e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps AD), cujos profissionais farão trabalho de orientação e estarão ainda divulgando a campanha antitabagismo. O Grupo de Dança da Terceira Idade de Funcionários Municipais fará apresentação de dança.
Bertacco explica que objetivo do trabalho na porta de entrada do Calçadão por onde circulam diariamente milhares de pessoas, entre prudentinos e moradores de outras cidades da região, é sensibilizar fumantes ativos a abandonarem o vício, bem como orientar crianças e adolescentes sobre os perigos da droga lícita, mas que pode ser letal a partir do momento em que passa a ser consumida rotineiramente.
“A ideia é passar para as crianças e os adolescentes, públicos onde a gente sabe que existe à vontade de experimentar, não venham a fazer uso do cigarro no futuro. Uma outra proposta disso tudo é mostrar aos fumantes que o cigarro não faz mal apenas para o pulmão, mas também a outros órgãos do corpo humano. E pra mostrar que isso é realidade, estaremos expondo ainda bonecos de anatomia no Calçadão, para que os transeuntes tomem conhecimento de quais outros mais são atingidos e prejudicados pela nicotina”, destaca.
No transcorrer do evento, complementa a educadora de saúde, 245 crianças, sendo 75 que participam do Cidadescola na Escola Municipal (EM) Antônio Moreira Lima (Ana Jacinta), além de 40 estudantes da EM Padre Emílio Becker (Vila Luso) e 45 da EM Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues (Parque Alvorada), participarão de uma passeata pacífica por toda a extensão do Calçadão. Elas estarão com faixas e cartazes em mãos. “Ao término, os alunos vão soltar balões, dar as mãos uns aos outros, e findar o momento com um grande abraço de comprometimento, de modo que nunca façam uso do cigarro no futuro”, termina.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação