A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promove neste sábado (04/10) o 1º Mutirão Outubro Rosa, que marca o início dos plantões programados para este mês. A primeira ação será realizada das 7h às 12h30 em seis Estratégias de Saúde da Família (ESF) e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) participantes.
Participam da mobilização, neste sábado, as ESF Vida Nova, Primavera, João Domingos I e II, Nova Prudente, Maré Mansa e Leonor, além das UBS Belo Horizonte e Ana Jacinta.
Durante o mutirão, serão oferecidos gratuitamente: exames de prevenção ao câncer de mama através da Solicitação de Mamografia; prevenção ao e câncer de colo uterino através do exame Papanicolau.
Haverá ainda outros exames de prevenção, como testes rápidos de HIV, Sífilis, avaliações odontológicas e orientações em geral palestras, atividades educativas e mutirões de atendimento, ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde.
A campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de reforçar os cuidados com a saúde da mulher.
O câncer de mama é um dos que mais acomete mulheres em todo o mundo. Quando identificado em estágio inicial, as chances de tratamento bem-sucedido aumentam consideravelmente. Por isso, o Outubro Rosa busca incentivar a realização de exames preventivos, consultas médicas e o cuidado constante com a saúde.
A proposta é de promover atividades voltadas às mulheres, aproximar a população das unidades de saúde, reforçando que a prevenção é a melhor forma de cuidado.
Com o Outubro Rosa, a Prefeitura reafirma o compromisso de promover políticas públicas de saúde que garantam bem-estar, qualidade de vida e mais segurança às mulheres prudentinas.
Fonte: Secretaria de Comunicação