A 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, com foco no fortalecimento do SUS, foi realizada nos dias 3 e 4 de outubro, no Campus II da Unoeste. O encontro integrou uma série de debates promovidos pelo Governo do Estado, em parceria com secretarias municipais, o Departamento Regional de Saúde (DRS) e instituições de ensino e saúde do Oeste Paulista.
No segundo dia, o cronograma contou com a participação do prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello – Tupã, do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e do deputado estadual, Mauro Bragato.
O objetivo do encontro foi construir, de forma conjunta, planos que garantam maior integração e eficiência no atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As oficinas contribuem para repensar a rede de atenção a partir das necessidades locais e regionais, assegurando acesso mais equitativo e integral.
“As oficinas permitem que gestores construam juntos diagnósticos e estratégias, garantindo mais eficiência e integração entre os níveis de atenção. Também são um espaço de diálogo, onde pactuamos prioridades regionais e definimos investimentos com mais transparência e efetividade”, destacou a secretária municipal de Saúde de Prudente, Adriana Vitório.
Entre os temas abordados estiveram as filas represadas após a pandemia, como os atendimentos de urologia, além de avanços em áreas prioritárias como oncologia, cardiologia e saúde mental, que ganhou destaque nesta fase.
O evento também contou com a presença da diretora da DRS de Prudente, Ana Paula Lagisck, da presidente do COSEMS/SP, Adriana Martins, e do pró-reitor da Unoeste, Adilson Eduardo Guelfi. Participaram ainda prefeitos da região, incluindo Venceslau, Dracena, Santo Anastácio, Tupi Paulista, Pacaembu e Pirapozinho.
O prefeito Tupã ressaltou a importância do diálogo para fortalecer o atendimento regional. “O importante é que daqui saiam diretrizes e políticas públicas que possam ser implantadas. Muitos municípios enfrentam dificuldades para investir além do mínimo exigido por lei. O que pedimos é uma participação mais efetiva do Estado para transformar essas propostas em realidade”, afirmou.
A oficina também trouxe anúncios importantes: a entrega de 200 ambulâncias ainda este ano e a previsão de mais 400 até março de 2026, beneficiando todos os municípios do Estado. O secretário Eleuses Paiva reforçou: “A força do Estado está nas regiões. Só quem está na ponta entende a realidade local e só assim conseguimos mudar as políticas públicas”.
Um balanço apresentado mostrou avanços já conquistados com o processo de regionalização. Em relação a 2022, houve aumento de 37,9% nas cirurgias oncológicas (de 1.475 para 2.035 procedimentos) e 26,6% nos tratamentos oncológicos (de 2.328 para 2.947). Também foi registrado crescimento de 24% nas internações e de 40,5% nas cirurgias realizadas na RRA 11, passando de 6.882 para 9.670.
Outro ponto destacado foi o reforço do Hospital Regional de Prudente, que hoje opera com taxa de ocupação de 85%, recebeu 36 novos leitos e segue em análise pelo Estado para futura ampliação.
A capacitação dos gestores municipais também esteve em pauta, com o anúncio de um curso de gestão em saúde ministrado pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com especialistas e professores dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.
Fonte: Secretaria de Comunicação