A Prefeitura de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e órgãos envolvidos realizam no dia 28 de fevereiro a prestação de contas referente à arrecadação de verbas destinadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). Na oportunidade, serão apresentados os valores arrecadados pelo Gepac - Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança através das doações do Imposto de Renda (IR) referente ao ano de 2011. O evento ocorrerá às 9h no auditório do Centro Cultural Matarazzo. O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) está entre os convidados.
A prestação de contas é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e a do Adolescente (CMDCA) juntamente com o Juizado da Infância, Ministério Público, dentre outros órgãos envolvidos. Conforme o contador do Gepac, Sérgio Turuta, às doações referentes à destinação do Imposto Renda de 2011 somam mais de R$ 800 mil. Sendo que o número de entidades será definido junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e a do Adolescente. Na prestação de contas estarão presentes integrantes da imprensa, representantes do poder público, entidades sociais, Polícia Militar, Ministério Público, Juizado da Infância, Polícia Militar, dentre outros envolvidos.
De acordo com o contador do Gepac, a prestação de contas é importante para dar transparência ao trabalho realizado através da destinação do Imposto de Renda que contempla diretamente as entidades sociais da cidade. “A intenção é mostrar para o doador para onde vai o dinheiro que ele destinou. Com a seriedade e credibilidade do trabalho, a cada ano temos conseguido aumentar as doações”, ressalta Turuta. Segundo o contador na última prestação de contas referente ao ano de 2011 foram arrecadados cerca de R$ 710 mil que foram distribuídos entre diversas entidades.
Para a assistente social do município e 1ª secretária do CMDCA, Mônica Stadela, o principal objetivo do recurso é de atender aos projetos direcionados ao atendimento das crianças e adolescentes do município. Segundo ele, o conselho e a Secretaria Municipal de Assistência Social devem finalizar o levantamento das entidades que serão contempladas com o benefício. O valor será distribuído de acordo com o número de atendidos e o trabalho realizado por cada entidade junto às crianças e adolescentes do município.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação