A conclusão das reformas Núcleo de Atendimento da Assistência Social, que é referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do distrito de Montalvão possibilitou a ampliação do atendimento às famílias do bairro. As melhorias foram viabilizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Conforme a coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Ariane Lopes Vieira, antes no local funcionava apenas o núcleo do projeto Criança Cidadã, sendo que após a reforma concluída na segunda quinzena de agosto, o núcleo ampliou o atendimento para famílias e idosos do bairro.

“A reforma possibilitou o melhor atendimento das famílias do bairro, sendo que semanalmente são realizados em média 60 atendidos, que envolvem desde capacitação das famílias, além de atividades esportivas e recreativas para idosos e crianças”, explica Vieira. De acordo com a coordenadora, a reforma envolveu a pintura, além do readequação dos espaços com a ampliação das salas, além do atendimento a Lei de Acessibilidade com a construção de rampas. Em relação às atividades com os idosos, o núcleo também conta com uma Academia da Longevidade ao lado.

Conforme a coordenadora o atendimento fixo as famílias é realizado três vezes na semana no Núcleo de Atendimento da Assistência Social. Na segunda-feira no período das 8h às 11h ocorre o atendimento ao público com a assistente social Zélia Gomes. Ainda na segunda-feira no período da tarde é realizado o curso de maquiagem das 14h às 17h que proporciona a capacitação de cerca de 20 mulheres do bairro. Na quarta-feira das 14h às 20h, outras 20 pessoas participam do curso de design de sobrancelha.

Ainda na quarta-feira serão desenvolvidas novas atividades recreativas com os grupos da terceira idade, sob a coordenação da professora Márcia Rosas. Com o intuito de ampliar o atendimento, os idosos interessados devem procurar o local para efetuar a inscrição no grupo. Nesta sexta-feira (9/09) deve ter início o curso de artesanato em biscuit que disponibilizará cerca de 20 vagas. Outra iniciativa da equipe do núcleo será o levantamento das crianças interessadas em participar das atividades socioeducativas no local.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação