A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) recebeu nesta quinta-feira (2/06) a visita de cerca de 15 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciência e Tecnologia do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Os alunos foram recebidos pelo secretário de Planejamento Laércio Alcântara e pelo arquiteto da Seplan Maurício Fernandes, que apresentou aos estudantes os projetos desenvolvidos pela Prefeitura. Dentre eles: o projeto de reforma do Calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei; além do projeto de construção do Fórum.

De acordo com o professor da disciplina Legislação e Prática Arquitetônica, Mauro César Martins de Souza, a visita tem como objetivo permitir que os alunos conheçam o trabalho realizado pelo setor público na área de Arquitetura. “O trabalho desenvolvido pela Seplan em Prudente é uma referência não apenas para o setor de urbanismo, mas também para os setores da engenharia civil e cartográfica”, ressalta o professor. “Através das visitas reconhecemos que existem boas práticas desenvolvidas pelo município no setor de Arquitetura”, acrescenta.

Para o aluno do 5° ano de Arquitetura e Urbanismo, Fernando Velazquez, a visita a Secretaria de Planejamento da Prefeitura é importante para compreender na prática como funciona o trabalho de arquitetura em um órgão público. Segundo ele, através do contato com os projetos da Prefeitura os alunos podem compreender a aplicabilidade dos conhecimentos transmitidos em sala de aula. Para Velazquez, a visita permite a interdisciplinaridade dos conhecimentos, o que contribui com o aprendizado, além de esclarecer dúvidas.

Na oportunidade, o arquiteto Maurício Fernandes detalhou o projeto arquitetônico do Calçadão com orientações sobre os serviços que envolvem a empreitada como troca do piso, novo mobiliário, atendimento a Lei de Acessibilidade, dentre outros. O arquiteto também esclareceu as dúvidas dos alunos em relação às questões relacionadas ao projeto. Os alunos e o professor da Unesp foram recepcionados na Prefeitura pelo assessor municipal da Juventude, Juliano Borges, que na oportunidade falou sobre os projetos da Coordenadoria da Juventude, dentre eles viabilizar a visita dos estudantes aos órgãos públicos. (Fotos Daniele Capelasso e Guilherme Santana).

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO