O prefeito Nelson Bugalho participou nesta terça-feira (5/12) do debate acerca da ‘Universalização do Saneamento Básico’ promovido pelo SBT interior, na Casa do Médico, Presidente Prudente. O evento contou com a participação do superintendente da Sabesp, Antero Moreira França Júnior e o professor da Unicamp Dr. Ariovaldo José da Silva.

Na realização do painel ‘Empresas que valorizam a vida’, os participantes abordaram o tema saneamento básico e o reconhecimento de Presidente Prudente, pelo Instituto Trata Brasil, como case de sucesso - classificada como cidade 300%, na qualidade do sistema de coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água com qualidade e boas práticas ambientais.

Para o prefeito Nelson Bugalho: “É gratificante Prudente se tornar exemplo na coleta e tratamento de esgoto, o que tem reflexos positivos para toda população, inclusive na área saúde pública, além de trazer maior dignidade para a população”, disse.

Segundo o prefeito, Prudente é cidade modelo e ostenta índices elevados por conta do trabalho realizado pela Sabesp, que é parceria do município. O prefeito destacou a importância de abordar os desafios enfrentados pelos municípios, que também envolvem: aterro sanitário e a destinação adequada de resíduos.

No debate, o superintende da Sabesp Antero Moreira França Júnior falou sobre história da concessionária, que está presente desde 1976 na região e que Prudente conta com 43 estações de tratamento de esgoto. Sendo considerada uma das melhores estações de tratamento do Estado de São Paulo.

O superintende disse que conquistas foram resultados da junção de esforços da Sabesp, com órgãos como Cetesb, Prefeituras e Ministério Publico. “Diariamente procuramos melhorar nossos processos, para melhor atender”, destacou.

O professor da Unicamp Ariovaldo José da Silva, abordou os grandes benefícios da Universalização do Sistema de Saneamento Básico, na redução dos problemas de saúde da população, bem como, na melhora dos índices de mortalidade infantil em recém-nascidos, além de contribuir com o desempenho escolar.

Segundo ele, o saneamento está ligado ao aumento na expectativa de vida da população, com acesso a água tratada e ao sistema de coleta de esgoto. “O meio ambiente se beneficia com a redução da poluição dos recursos hídricos”, disse.

De acordo com dados apresentados, a Organização Mundial de Saúde (OMS) cada R$ 1 investido em saneamento gera economia de R$ 4 reais gastos na saúde.

O debate realizado pelo 'SBT Interior Business', que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de cidades que são '300%' na região: coleta, tratamento de esgoto e abastecimento de água com qualidade.