O ensino do inglês no programa Cidadescola em nosso município esta em processo de reestruturação para atender a Resolução nº 5 de 25 de outubro de 2016, Ministério da Educação (MEC), frente às mudanças do Programa “Novo Mais Educação”, que prevê melhorar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas brasileiras.

As 15 horas semanais que eram destinadas ao desenvolvimento de atividades no campo das Artes, Cultura, Esporte e Lazer, ficaram reduzidas, em 2017, para apenas 7 horas semanais, pois 8 horas, por força da nova determinação legal, serão destinadas ao reforço de Língua Portuguesa e Matemática.

Assim, nas 7 horas semanais restantes temos que obrigatoriamente desenvolver atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer para fazer jus ao repasse financeiro das verbas federais que mantêm o programa. O ensino da língua inglesa não faz parte do programa Mais Educação (Cidadescola) sendo mantido exclusivamente pelo município.

A Seduc está empenhada em reestruturar o mais breve possível o atendimento das atividades obrigatórias (artes, cultura, esporte e lazer) e encaixar o ensino da língua inglesa nas 7 horas semanais restantes.

Tão logo tenhamos uma solução para a questão, faremos nova licitação para o ensino do inglês, visto que o contrato com a empresa prestadora do serviço venceu e não comporta mais renovação.

Antonio Mello

Secretário Municipal de Educação