Diante da condição da integração diária e permanente dos gestores públicos municipais, incluindo o uso de aplicativo multiplaforma de mensagens instantâneas, o Pontal do Paranapanema está vivendo uma harmonia fundamental para novos níveis de desenvolvimento e de qualidade de vida. O que vem ocorrendo independente de siglas partidárias e dos compromissos políticos de cada prefeito dos 33 municípios com 642.579 habitantes (IBGE, 2020) e que compõem a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal). Junto a essa base voltada para fomento socioeconômico, o prefeito Ed Thomas coloca Presidente Prudente como a alavanca para tornar a região mais forte.

Foi o que reafirmou no final da manhã e começo de tarde desta quarta-feira (18) em entrevista para estudantes de jornalismo, no Rádio Lab – o laboratório de rádio da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, no campus II da Unoeste em Presidente Prudente. Durante 38 minutos respondeu 15 questionamentos, sendo alguns com mais de uma pergunta e cujas respostas serão utilizadas como parte do embasamento teórico e da produção prática do trabalho de conclusão de curso sobre a promoção da Unipontal mediante a aplicação das ferramentas do jornalismo empresarial; segmento comunicacional que abrange amplo elenco de atividades desenvolvidas em empresas e entidades com a finalidade de divulgar seus fatos e realizações.

Em vários momentos Ed Thomas defendeu o pensamento de que o olhar dos gestores e legisladores públicos municipais do Pontal devem estar aberto para uma visão macro, no sentido de enxergar o todo, sem o egoísmo de pensar apenas em si. Explicou que em suas incursões junto aos governos estadual e federal tem se manifestado em prol de todos os municípios do Pontal Unipontal e também os da Nova Alta Paulista, regiões que formam a região de governo com sede em Prudente e juntas têm 53 municípios e cerca de 1 milhão de habitantes. Para o prefeito e líder municipalista, Prudente como a maior cidade e sede de região tem que ser a alavanca multiplicadora de forças do desenvolvimento econômico e sustentável do oeste paulista.

Como parte prática do trabalho acadêmico, o conteúdo da entrevista será utilizado na produção de matérias jornalísticas com abordagens de vários temas que norteiam as ações da Unipontal, envolvendo prefeitos, vereadores e as demais autoridades; juntando os setores públicos com a iniciativa privada em prol da saúde e bem estar; educação de qualidade; indústria, inovação e infraestrutura; e redução das desigualdades sociais; dentre outros objetivos de desenvolvimento sustentável.

O trabalho é produzido por Daniel Henrique Alvarez, Daniela Pereira da Silva e Luana de Souza Silva, orientados pelo professor jornalista Homéro Ferreira. A parte técnica da gravação da entrevista foi feita por Déo Gonçalves. Na companhia de Ed Thomas estiveram o secretário municipal de comunicação jornalista Geraldo Gomes e do assessor do gabinete do prefeito, o profissional de marketing Rodolfo Viana.

(Colaboração AI Unoeste)