No último domingo (15/03) os calouros e veteranos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com o apoio da Inova Prudente, se reuniram com o Projeto Carona na Apea Prudentina, para a realização do “Trote Solidário”, que teve como objetivo o contato presencial e também conhecimento da realidade de outras pessoas.

O encontro contou com um trajeto, que se iniciou às 8h da manhã e seguiu até às 18h, onde voluntários do Projeto Carona buscaram, em média, 25 crianças e adolescentes em suas residências para um dia de lazer. Eles almoçaram, presenciaram apresentações e curtiram uma tarde na piscina.

A coordenadora da Univesp em Prudente, Valquíria Tufolo, ressaltou o trabalho dos alunos da instituição para a realização do trote. “A ideia foi dos alunos, eles procuraram algo pra fazer, então eles resolveram ajudar o Projeto Carona”. Ela ainda acrescenta que esse tipo de ação é importante para o ser humano, “a gente aprendeu muito mais do que ensinou, porque foi uma lição de solidariedade da parte dos voluntários”.

Marina Flávia e Raphael Veríssimo, alunos da graduação EAD da Univesp, contaram que a ideia surgiu com o intuito de integrar os calouros, assim como, conhecer o projeto carona. Ainda, eles explicam que poder fazer uma troca de experiências com essas pessoas e suas vivências fará com que todos possam refletir suas ações.

Sobre a escolha do projeto carona, Marina ressaltou que “eles fazem essa atividade uma vez por mês e pensamos por que não os ajudar? Foi então que pensamos em algo para auxiliá-los e somar ao projeto deles”.

O diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, teve a palavra e ressaltou o apoio da Inova Prudente para com os graduandos e a satisfação de estar auxiliando na realização do trote.

Além de Marina Flávia e Raphael Veríssimo, os alunos Thiago Tufolo e Juliana Marques também foram responsáveis pela realização do trote. A Cabonet e Village Marcas e Patentes foram patrocinadores do evento, assim como a Inova Prudente.