A coordenadora da Central de Abastecimento Farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Sobires, representou o Governo de Presidente Prudente no VIII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, ocorrido nesta semana em Brasília. De acordo com ela, fazer parte do processo de construção de diretrizes para o uso racional, visando à ampliação do acesso da população a medicamentos com qualidade, segurança e eficácia, são “uma honra e também uma responsabilidade que a Assistência Farmacêutica se empenha em assumir”.

Sobires explica que o comitê de uso racional surgiu após a Politica Nacional da Assistência Farmacêutica, sendo dirigida pelo Ministério da Saúde, em parceria com instituições ligadas à saúde.

“A intoxicação por medicamentos é a maior causa de internação hospitalar por intoxicações exógenas, intencionais ou não. A automedicação, a não adesão ao tratamento, o uso inseguro ou inadequado fazem com que a população fique exposta a riscos evitáveis”, alerta.

Desse encontro em Brasília, sairão estratégias e diretrizes para a implantação do uso responsável de medicamentos em todo o país.

Fonte: Secretaria de Comunicação