Mais de 130 alunos da Rede Municipal participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
menu Governo de Presidente Prudente

Mais de 130 alunos da Rede Municipal participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019

Mais de 130 alunos da Rede Municipal participam da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

Não é muito difícil encontrar uma criança que sonha em ser astronauta. Aliás, quem nunca sonhou em conhecer de perto tudo aquilo que enxergamos de tão longe? Em Presidente Prudente, a meninada que sonha em conhecer mais sobre o espaço sideral tem essa curiosidade cada vez mais aguçada.

É que nesta sexta-feira (17/05), 136 alunos das escolas municipais Carlos Castilho Cabral e Domingos Ferreira de Medeiros participaram da prova referente à 22ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os meninos e meninas participantes têm entre 10 e 11 anos e cursam o 5º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental.

Após a prova, a unidade de ensino realizará a correção e enviará à comissão da OBA as dez melhores provas com notas entre 8,75 e 10. Na sequência, as crianças que forem premidas receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Inclusive, no ano passado, teve aluno da escola Domingos Ferreira de Medeiros que conquistou medalha de ouro. É o que conta a professora e entusiasta da unidade, Maria Aparecida Guimarães.

“Trabalhamos a temática há pelo menos 15 anos, esse conteúdo já faz parte do plano anual de trabalho. Há muita participação das crianças, pois desperta o interesse delas, o que auxilia na aprendizagem e, inclusive, faz com que elas busquem informações além da sala de aula. Só temos pontos positivos a respeito do desenvolvimento deste trabalho”, ressalta.

A professora explica ainda que, desde o início do ano, o conteúdo que integra o projeto de astronomia é desenvolvido em sala de aula. Dessa forma, quando chega o momento final, que é a prova, ela afirma que todo material já foi dado e revisado. “Além do conteúdo atual, sempre revemos provas anteriores, buscamos assuntos atuais, temas diferentes”, detalha.

Por fim, ela conta que quanto mais o tema é trabalhado, mais aguça a curiosidade das crianças. “Sempre querem saber muito sobre vidas em outros planetas, a chegada dos astronautas no espaço, enfim. Os alunos passam a ter consciência que tudo que está longe, pode ter acontecido”, pontua, acrescentando que nos anos seguintes, já na Rede Estadual, podem continuar participando da OBA e aprimorando o conhecimento.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Galeria de Fotos

Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches
Autor: Marcos Sanches

Outras notícias

Unidades Administrativas
Últimas Notícias
Acesso Rápido

Município de Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes nº 1200. CEP: 19010-081 Presidente Prudente - São Paulo Telefone: (18)3902-4400 CNPJ: 55.356.653/0001-08