A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) divulgou nesta quarta-feira (19/04) o novo Índice de Breteau, que aponta a estimativa de recipientes encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O IB foi calculado em 3,0, o que coloca Presidente Prudente em situação de alerta, conforme a referência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cabe lembrar que o índice abaixo de 1,0 é considerado tolerável, de 1,0 até 3,9 é situação de alerta e superior a 4,0 é tido como risco de surto. A vigilância divulgou ainda o Índice Predial, que é a pesquisa que aponta a porcentagem de imóveis em que havia recipientes com larvas do Aedes aegypti.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, os agentes de endemias realizaram a pesquisa em 4.550 imóveis de todas as áreas da cidade, no período de 1º a 31 de março. “Comparando com a pesquisa realizada no mesmo período de 2016, tivemos uma queda nos índices, já que no ano anterior o IB ficou em 6,6 e enfrentamos o maior surto de dengue na história da cidade”, relata.

“O que ajudou nessa queda foi a mobilização de forma mais efetiva da população, de entidades, igrejas, associações e também aos mutirões de limpeza e orientação realizados aos sábados pela Vigilância Epidemiológica e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”, completa Bertacco.

No entanto, a diretora da VEM pondera que “a preocupação ainda é grande”, já que boa parte dos recipientes em que foram encontradas larvas poderia ter sido facilmente eliminada, sobretudo pratos de plantas.

Locais

A área que apresentou o maior índice foi a área 4, na zona leste da cidade, com IB de 6,4 ( a cada 100 imóveis existem 6,4 recipientes contendo larvas do mosquito) e IP de 5,0. Os bairros que compreendem essa área são: Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Jardim Brasília, Jardim Planalto, Santa Mônica, entre outros. Em segundo lugar ficou a área 3 na zona centro sul com IB de 3,4 e IP de 2,5, onde estão os bairros Jardim das Rosas, Central Park, Icaraí, Morumbi, Cinquentenário, Cerejeiras, Bela Dária, Jardim Bongiovani, Industrial e Vila Formosa.

Em contrapartida a área 7, na zona norte, foi a que apresentou o menor índice, com IB 1,0 e IP também 1,0. Naquela região, foram realizados vários mutirões de limpeza, feitos pela Vigilância Epidemiológica, ESFs e também pela própria comunidade local, em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), igrejas católicas e evangélicas, entre outros. “Eles ainda estão em Situação de alerta, mas se não tivessem se mobilizado na limpeza de suas residências o índice seria muito mais alto”, comenta Bertacco.