Nesta terça-feira (16/08), o Grupo Escoteiro Guayporé completa 25 anos de atuação em Presidente Prudente. Pautado no compromisso de formar cidadãos do bem através da atividade de escotismo, o movimento tem contribuído nestas últimas duas décadas “para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades”. Sabendo desse compromisso e de que o escotismo tem lá sua força educativa, vereadores da 15ª Legislatura prestaram homenagem na noite dessa segunda-feira (15/08) a oito integrantes do grupo que conta atualmente com 160 jovens, além de chefes escoteiros e pais que foram a Associação de Pais e Amigos. Os cartões de prata a eles foram entregues pelo vereador Douglas Kato (PV), autor do requerimento. A ordem do dia teve ainda dois projetos aprovados na sessão ordinária.

Conforme a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, receberão os cartões de prata o diretor-presidente do Grupo Escoteiro Guayporé, Valdomiro Ferreira Lima, e sua esposa Erenita dos Santos Ferreira Lima, além de Carlos Wanderson de Castro, Vilma Ferreira de Castro, Marcelo Costilho Jorge, Cláudia Amaral Costilho Jorge, Eliete Ricci Zanelli e Acássia Pitanga Aragão de Oliveira. Um vídeo institucional que fala sobre a história do movimento fundado em 16 de agosto de 1.986, pelo então comandante do CPA-I10, coronel PM Edson Gonçalves, também foi exibido na ocasião. Na sequência, Kato proferiu sua saudação aos homenageados, que contribuíram com falas de Marcelo Costilho Jorge e do diretor-presidente do Grupo, Valdomiro Lima.

Quanto à sessão, foram aprovados dois projetos. O primeiro deles, de autoria dos vereadores Nico Rena (PDT) e Cidão Mendonça (DEM), permite a concessão do Título de Cidadão Prudentino ao diretor do Museu e Arquivo Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, Ronaldo Antônio Barbosa Macedo. Já a segunda propositura, que entrou na pauta do dia com pedido de urgência, foi formulada pelos vereadores Kátia Guímaro (PSDB) e Oswaldo Bosquet (PSB), e cria o “ia do Companheiro Leão”, que será comemorado anualmente em 8 de outubro.

Houve ainda, segundo a assessoria do Legislativo, 51 indicações enviadas ao Executivo durante o expediente sem votação. Já no expediente com votação foram três votos de pesar, sendo um aprovado pela Casa de Leis, pelo falecimento de Francisco Vinha, pai do vice-prefeito de Presidente Prudente, Marcos Vinha (PT). Teve também uma moção de aplausos, 46 congratulações e 36 pedidos de providências.

De acordo com o Legislativo, “os outros três projetos que constavam na pauta inicial foram adiados para a sessão ordinária da próxima segunda-feira (22). O primeiro autoriza município a transacionar débitos com entidades educacionais privadas para fornecimento de vagas em creche. O segundo autoriza o município a pagar gratificações aos professores do Estado para fins de implantação e desenvolvimento do Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município. E o terceiro modifica itens da Lei Orgânica do Município (LOM)”. (Fotos – Olímpio Moura)