A EM ‘Professora Maria do Socorro Brito de Almeida’, na Cecap, que integra a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), promoveu uma atividade especial para marcar o Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 08 de abril.

O trabalho foi desenvolvido pela auxiliares de biblioteca escolar Izabel e Nilma, que organizaram uma exposição e apresentações sobre o tema, que explicaram aos alunos o que é e como funciona o Braille e como as pessoas com deficiência visual o interpretam. Como parte da atividade, os alunos puderam manusear livros de literatura em Braille.

Sobre o Sistema Braille

No Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado em 08 de abril por ser a data de nascimento de José Alvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil, quem trouxe o método para o país.

Em 1837, o francês Louis Braille criou a versão mais conhecida do sistema Braille que, atualmente, é utilizado de modo universal por pessoas cegas ou com deficiência visual.

Em 1892, um americano chamado Frank H. Hall criou a máquina Braille e deixou o sistema ainda mais acessível. Com apenas sete teclas, a máquina pode realizar inúmeras combinações para formas letras, números e outros sinais.

Fonte: Secretaria de Comunicação