A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sasau), com a parceria do curso de odontologia da Unoeste, iniciaram nesta quarta-feira (08/05) um projeto de enfretamento à cárie, que vai contemplar escolas da rede municipal. A EM Alayde Tortorella de Faria Motta, no Jardim Planalto, foi a primeira a receber a ação, que foi acompanhada pela secretária-adjunta da Sesau, Daniele Borsari, supervisora de Saúde Bucal, Juliane Húngaro, e pela diretora da unidade.

Conforme a supervisora, o projeto contemplará oito escolas, mapeadas em 2023, que apresentaram o maior percentual de alunos com cárie. Dos 2.495 estudantes examinados, 841 apresentaram a lesão.

Durante as visitas nas unidades escolares, os alunos serão submetidos a procedimentos minimamente invasivos e, de acordo com a necessidade, ele será encaminhado para atendimento na UBS (unidade básica de saúde) ou ESF (estratégia de saúde da família) mais próxima de sua residência.

Os procedimentos são realizados com autorização prévia dos responsáveis, enviadas pela escola com antecedência. Ainda de acordo com Húngaro, a iniciativa tem como objetivo principal a criação de uma ‘força tarefa’ de enfrentamento à cárie em Prudente, promover o acesso à saúde bucal com equidade e colaborar com o processo do planejamento de políticas públicas em saúde.

A próxima unidade a receber a ação será a Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert, no Brasil Novo. A equipe estará no local