Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
Cadmo Lupércio Garcia foi servidor municipal há 37 anos, na Secretaria de Finanças.
Formado em Ciências Contábeis e Administração, atuou como Contador Municipal por 27 anos, acumulando cargos de chefia como Diretor de Contabilidade, Coordenador Administrativo e Financeiro, Secretário de Finanças e Contador Chefe.
Garcia foi responsável pelo desenvolvimento, em parceria com a Setec, do sistema próprio de contabilidade do município, sendo um dos pioneiros no país.
Também colaborou com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo na criação e implementação do sistema AUDESP, tornando Presidente Prudente cidade piloto na execução da Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos de São Paulo.
A Secretaria de Finanças é o órgão encarregado da política econômica e financeira do município, das atividades referentes ao lançamento fiscalização e arrecadação dos tributos e demais rendas municipais; do recebimento, pagamento, guarda e movimentação dos valores públicos, da padronização, aquisição, guarda, distribuição e controle de todo material utilizado pela Prefeitura.
Compõe a SEFIN as seguintes unidades:
Coordenadoria Administrativa e Financeira
- Departamento de Contabilidade
- Departamento de Compras e Licitações
- Departamento Financeiro
Coordenadoria Fiscal e Tributária
- Departamento Fiscal e Tributário
- Departamento de Receita e Dívida Ativa
- Departamento de Cadastro Mobiliário e Imobiliário
Compete ao Secretário de Finanças elaborar o calendário e os esquemas de pagamento de compromissos da Prefeitura.
Movimentar juntamente com o Tesoureiro, quando for o caso, as contas bancárias da Prefeitura.
Assinar todos os documentos de despesa autorizada pelo Prefeito.
Promover a elaboração do Boletim Diário de Caixa, verificando as disponibilidades e mandando recolher aos estabelecimentos de créditos autorizados as quantias excedentes as necessidades de pagamento imediato.
Mandar proceder o balanço de todos os valores de contas, sempre que entender conveniente.
Visar os balancetes mensais, os balanços e a escrituração e econômico-financeira da Prefeitura.
Fiscalizar a aplicação das dotações orçamentárias, comunicando ao Prefeito, com a devida antecedência, o seu possível esgotamento.
Autorizar a restituição de finanças cauções e depósitos.
Resolver, em primeira instância, as reclamações contra o lançamento de cobrança de tributos de acordo com a legislação em vigor.
Pronunciar-se sobre os recursos contra lançamentos, interpostos pelos interessados.
Supervisionar os serviços de inscrição, cadastramento, lançamento, arrecadação e fiscalização de tributos.
Estudar os problemas tributários e orçamentários do município, afim de conhece-los e de sugerir providências, quando for o caso.
Tomar as providências cabíveis, para que as unidades orçamentárias tenham asseguradas em tempo útil, a soma de recursos que necessitam.
Tomar todas as providências cabíveis para ser mantido, durante o exercício, o equilíbrio entre a receita e a despesa, de forma a reduzir ao mínimo as eventuais insuficiência de Caixa.
Sugerir ao Prefeito, quando for o caso, providências no sentido de diminuir ou aumentar dotações orçamentárias, a fim de sanar qualquer imprevisto.
Exercer o controle da execução orçamentária referente à legislação dos atos de que resultem arrecadação da Receita, a realização da Despesa, o nascimento ou extinção de direitos e obrigações.
A SEFIN está no primeiro andar do Paço Municipal.
Departamento Fiscal e Tributário- (ISS e outros) 3902-4414
Coordenadoria Fiscal e Tributária (IPTU e outros) - 3902-4421/4422
Compras/Licitação - 3902- 4411/4412
Segunda-feira a Sexta-feira das 8:00 as 17:00hs.
Telefone: (18)3902-4441