A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) deu início, no dia 6 de maio, aos encontros do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O projeto é parte do ‘Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada’, lançado em 2023, aderido pelo município, em colaboração com o governo federal. O objetivo principal é garantir o direito à alfabetização a todas as crianças do país.

Na rede municipal de ensino de Presidente Prudente, o LEEI está sendo oferecido a todos os professores das classes de pré-escola e aos orientadores pedagógicos da educação infantil. Os participantes foram divididos em oito polos de formação, com um cronograma que inclui dois encontros mensais, de maio a novembro de 2024, realizados durante os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Ao término do programa, os participantes receberão certificados. Os formadores do LEEI são profissionais vinculados à Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente.

O LEEI é uma iniciativa de desenvolvimento profissional que adota a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. O foco é oferecer formação continuada aos profissionais da educação infantil, abordando oralidade, leitura e escrita para apoiar os docentes tanto teórica quanto metodologicamente, permitindo que desenvolvam práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita.

O programa leva em consideração as particularidades da primeira infância e as noções de leitura e escrita como práticas sociais integradas ao cotidiano, que fomentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.

A secretária municipal de Educação, Marta Andrade de Oliveira, esteve presente nas formações iniciais do LEEI durante a primeira semana, ocasião em que agradeceu e parabenizou os professores pelo empenho no trabalho com as crianças.

“O LEEI está alinhado com as propostas e estratégias da rede municipal de ensino, visando proporcionar mais recursos teórico-práticos para o trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita, respeitando os objetivos e especificidades da educação infantil,” concluiu a secretária.