A Prefeitura de Presidente Prudente publicou luto oficial de três dias em razão do falecimento do Assessor de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o Jornalista Reinaldo Lázaro Ruas, nesta quarta-feira (1º).

O luto é manifestado pelo Decreto nº 35.418/2024 publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 2 de maio de 2024, considerando o importante papel que o Senhor Reinaldo Lázaro Ruas, desempenhou ao longo de sua vida e a imensurável contribuição junto aos Poderes Legislativo e Executivo de nossa cidade.

As manifestações de pesares dos vereadores da 18ª legislatura da Câmara Municipal pelo falecimento aos 59 anos, de Reinaldo Lázaro Ruas, que deixa esposa, três filhos e dois netos. Além de um legado de quem sempre foi um grande Trabalhador, seja na Política ou no Jornalismo.

- Histórico trajetória Reinaldo Lázaro Ruas

No ano de 1991 teve o princípio de sua atuação no meio político, sendo nomeado Supervisor Legislativo e Administrativo da Câmara Municipal na gestão do então chefe da Casa de Leis, vereador João Altino Cremonezi. Seguiu no parlamento municipal até o início de 1997, tendo passado pelas gestões dos presidentes Sergio Roberto Mele (1993/1994) e Wilson Portella (1995/1996). Retornou para a Casa em meados dos anos 2000 e seguiu até 2001, na gestão do chefe do Legislativo à época, Hélio Cortez.

Em 1997, Ruas foi nomeado Diretor da Divisão de Educação Ambiental pelo então prefeito Mauro Bragato - na época, também atuou na extinta Autarquia Municipal de Esportes (AMEPP) e na Secretaria Municipal de Cultura; por um breve período, no início de 2001, foi nomeado Controlador Interno do segundo governo de Agripino de Oliveira Lima Filho.

Em 2009 foi nomeado Assessor para Assuntos Especiais no Gabinete do então prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã), com quem ficou os dois mandatos e transformou a assessoria em Secretaria Municipal de Relações Institucionais. No período, Ruas ficou conhecido pela importante articulação entre Executivo e Legislativo em nível municipal e, ainda, com o Estado e a União, além de ter construído e coordenado uma das marcas e um dos carros-chefes da gestão, o projeto Sua Vida Melhor Ainda.

Em 2017 retornou para a Câmara de Presidente Prudente como Assessor de Relações Institucionais, no qual permaneceu até os dias atuais, passando pela presidência de Enio Perrone, duas vezes de Demerson Dias e, agora, do atual chefe do Legislativo, vereador Tiago Oliveira.

Graduado em Jornalismo, foi professor da então Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" (Facopp/Unoeste); chefiou as redações dos jornais Oeste Notícias e O Imparcial, além de emissoras de rádio; criou o Portal do Ruas - hoje Portal Prudentino e sob a direção do jornalista Rogério Mattive, que se notabilizou pela cobertura política da cidade e da região. Também publicou o livro "Jornalismo Empresarial - 6º aniversário do jornal Correio do Porto", resultado de sua pesquisa de conclusão de curso em conjunto com Benedito de Godoy Moroni.

Voraz leitor, exímio conhecedor da Legislação municipal e de decisões judiciais, Reinaldo Ruas possuía a incrível habilidade de articulação e planejamento a longo prazo das ações do setor público, além de ter atuado no planejamento de inúmeras campanhas políticas.

O jornalista também foi intenso partícipe da Maçonaria em Presidente Prudente e no Estado de São Paulo; fundou Lojas e atuou como Grande Secretário de Comunicação e Imprensa do Grande Oriente de São Paulo (GOSP) - aliás, em sua gestão, editou a Revista Luzes.

"Em latim, unitas. Em francês, unité. Em alemão, einheit. Em italiano, unità. Em inglês, unit. Seja qual for o idioma, a palavra ‘Unidade’ traz uma referência direta a tudo aquilo que não pode ser dividido. Tudo aquilo que não pode ser dissociado sem que sua respectiva essência seja destruída ou alterada", destacou em editorial de sua autoria na edição de lançamento da publicação bimestral maçônica.

Instado a apresentar um documento pessoal, ao contrário do uso comum da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Reinaldo Lázaro Ruas apresentava o documento - válido em todo o território nacional, com o qual se identificava e gostava de ser identificado: a de Jornalista, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).