Para produzir mais de 62 mil refeições/dia, para mais de 32 mil alunos em 108 unidades, a Coordenadoria Municipal da Merenda Escolar mantém uma super estrutura de distribuição de alimentos in natura, diariamente. São dois caminhões e quatro peruas Kombis utilizadas nas entregas, com o envolvimento de 43 funcionários na sede e 220 cozinheiras e ajudantes espalhadas pelas escolas. São gastos por mês cerca de R$ 400 mil na compra de alimentos na cidade, sendo 30% proveniente da agricultura familiar.
Existe convênio entre o município e o Estado, de tal forma que são contemplados 32.164 alunos com 62.164 refeições por dia em 58 escolas da Rede Municipal de Ensino, 25 da Rede Estadual de Ensino, 13 unidades do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), sete de Projovem e cinco filantrópicas. Também são distribuídos entre 17 mil e 18 mil pães por dia, feitos na padaria da Merenda Escolar que produz em dois turnos, com duas equipes: dia e noite.
A coordenadora Célia Maria Nalim Silva conta que as entregas são feitas de acordo com os cardápios que variam conforme a faixa etária dos alunos. Em relação ao cuidado com o manuseio dos alimentos, explica que existe um caminhão baú refrigerado para a entrega de carne. Outro caminhão entrega os alimentos como arroz e feijão. Os pães são entregues em peruas. ´´Além de cumprir as normas de higiene e saúde, o que nós destacamos é o excelente serviço de todo pessoal envolvido na Merenda´´, diz Célia Maria. (foto – Marcos Sanches)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO