A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) firmou mais uma parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), com o objetivo de promover nas escolas da rede o ‘Projeto Reciclóleo’, iniciativa desenvolvida pela universidade.

O programa foi iniciado nesta segunda-feira (06/05) pela Escola Municipal Maria Isabel Barbosa Negrão, no Conjunto Habitacional Mário Amato, com a participação dos professores doutores, Beatriz Eleutério Goi e Sergio Antônio Marques de Lima, e do graduando João Victor Barros de Castro, que são do Departamento de Química e Bioquímica da FCT/Unesp.

Conforme os profissionais, o projeto é destinado a alunos de quarto ano. O cronograma prevê a participação de 18 escolas da rede municipal, com atividades de 40 minutos por turma.

O objetivo do projeto é sensibilizar os alunos sobre a importância do descarte adequado do óleo de fritura, destacando os sérios impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado e  elucidar os benefícios ambientais e sociais do reaproveitamento desse material.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Seduc, Glenda Hosomi, que acompanha o projeto, ensinar às crianças o descarte correto do óleo de cozinha não só beneficia o meio ambiente imediato, tendo em vista que elas serão multiplicadoras do que aprendem, mas também promove valores de responsabilidade e sustentabilidade, que podem influenciar positivamente seus comportamentos futuros.