O Governo de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou o ano de 2017 com 3.063.453 (três milhões, sessenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e três) atendimentos prestados à população, um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 2.737.418 atendimentos. Os números incluem consultas médicas, procedimentos de enfermagem, odontologia, serviços de transportes de pacientes, banco de leite, assistência social, atendimentos pelo farmacêutico, educador físico, nutricionista, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, entre outros.
Entre os serviços promovidos, destacam-se as consultas médicas, totalizando 518.148, das quais 22.074 foram somente na área de Psiquiatria, impulsionadas pela inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) no Ana Jacinta, em maio do ano passado.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, essa alta se deve, principalmente, ao aumento no número de pessoas que migraram para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Alguns por saírem do sistema privado ou até mesmo por optarem pelo sistema público em casos de menor complexidade”, declarou Valmir. Segundo ele, mesmo usuários do sistema privado optam por utilizarem os Prontos Atendimentos - Cohab, Guanabara e Santana - e da UPA do Ana Jacinta, pela eficiência e gratuidade de atendimento e medicamento.
Outros destaques foram os atendimentos realizados pela enfermagem, com 1.548.317, Odontologia com 233.633, Serviços de Transportes (STS, TFD e 192) com 61.388, Assistência Social com 29.559, Fisioterapia com 58.567, psicologia com 36.264 e farmacêutico com 33.121 atendimentos. Dos atendimentos médicos resultaram no aviamento (prescrição) de 783.823 receitas de medicamentos, que foram retirados nas farmácias do município.
“Esses números demonstram claramente a eficiência da saúde pública do município, que no decorrer do ano se preocupou, em muito, com a qualificação e treinamento dos profissionais através do Núcleo de Educação Continuada e Permanente”, expõe Valmir.
“Para 2018, temos a previsão de ampliarmos ainda mais os atendimentos, facilitando o acesso e beneficiando um número maior de pessoas”, conclui.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação