Neste sábado (22/02), das 8h às 12h, a Secretaria Municipal de Saúde realizará plantão de atendimento as mulheres de Presidente Prudente. Será nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e Cohab. Segundo informações da gerente das unidades, Marta Pereira, o atendimento será para efetuar a coleta do exame papanicolau, cujo exame serve para identificar o câncer de colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina.
Segundo Marta, embora sejam as unidades do Ana Jacinta e da Cohab que estarão abertas, o atendimento é para todas as mulheres de Prudente. “Não precisa ser moradora de nenhum dos bairros. As interessadas também não precisam ter pedido, basta comparecer a UBS com RG que o papanicolau será coletado”, pontua.
Além do exame preventivo contra o câncer de colo do útero, a gerente das unidades informa que as mulheres entre 50 e 69 anos poderão solicitar o pedido para realização da mamografia. Marta diz também que a partir de agora, um sábado por mês duas unidades de Prudente estarão abertas para atender as mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo para ir a UBS em dias úteis.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação