A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Parque Alexandrina promove neste sábado (10/08) das 10h às 14h uma confraternização para marcar a conclusão da oficina ‘Cultura Afro brasileira. Na comemoração será servida uma feijoada para cerca de 70 crianças e adolescentes com idade entre de seis a 15 anos, e os familiares dos jovens. A oficina teve a duração de aproximadamente três meses e contemplou as crianças atendidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projeto Criança Cidadã. O almoço que será oferecido pelo Cras do Parque Alexandrina também marca a comemoração do Dia dos Pais que é lembrado no domingo (11/08).
Durante a oficina sobre ‘Cultura Afro brasileira’ foram desenvolvidas diversas atividades com base nos elementos da cultura africana, como confecção de máscaras utilizadas em rituais africanos, cartazes sobre os alimentos que integram a cultura culinária, sobre as vestimentas utilizadas como colares, entre outros itens.
De acordo com a educadora social, Márcia Pantaleão, o objetivo foi de trazer um pouco da cultura africana e a sua contribuição para a sociedade. “A intenção foi de propor a valorização da cultura africana para que as crianças possam se enriquecer culturalmente e buscar suas identidades”, conclui a educadora.
A elaboração das oficinas envolveu toda equipe do Cras composta pelas educadoras Márcia Pantaleão Óbice e Maria Lúcia Mariano Nunes, a psicóloga Cláudia Gomes Ribeiro e demais integrantes da equipe. A escola do tema integra a proposta dos educadores sociais.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação