Nesse sábado (23/02), a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou o plantão para coleta de sangue canino no Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador. A amostra é coletada para verificação de Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Somente no sábado, o CCZ coletou 231. Somadas as colhidas nos dias anteriores, neste bairro foram colhidas 400 amostras.

De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, no Humberto Salvador a estimativa era de coletar 500 amostras. “Lá, devem existir mais de 1.200 cães. Entretanto, agora vamos começar notificar os munícipes que não levaram os cachorros nos dias de plantão no bairro, para que tragam o animal no CCZ ou o exame com resultado negativo para LVA”, comenta, para acrescentar que no próximo sábado (02/03), haverá plantão na sede do órgão, das 9h às 15h.

Nesta segunda-feira (25), o CCZ iniciou o envio de notificações no Jardim Paulista e no Humberto Salvador. “Os munícipes de outros bairros podem ficar tranquilos, pois a notificação só será enviada aos residentes destes dois bairros. Para os demais prudentinos, só iremos enviar o documento após a realização do plantão no bairro e a constatação dos moradores que não compareceram no mesmo”, aponta.

Além deste, os autos de infrações também começaram a serem enviados hoje. Somente nesta semana, Soares conta que devem ser efetivas cerca de 500 multas. Vale lembrar que os autos custam R$ 477,84, o equivalente a 180 Unidades Fiscais Monetárias (UFM’s). “Só será multado quem recebeu a notificação há 30 dias ou mais e ainda não trouxe o cão ou o exame particular”, finaliza. (Por Guilherme Santana)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação