Nas últimas semanas a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), esteve no Jardim Paulista colhendo amostras de sangue de cães para constatação de Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Lá, segundo o diretor do órgão, o médico veterinário Célio Nereu Soares, foram colhidas mais de 500 amostras. Embora seja um número expressivo, ele conta que no bairro deve haver cerca de 800 cachorros, ou seja, o CCZ ainda não atingiu 100% de recolhimento no logradouro. Entretanto, visando colher dos animais restantes, neste sábado (16/02), haverá plantão no local das 9h às 15h. A equipe estará mobilizada na área de lazer da Rua Fernão Dias, defronte a Igreja Santo Antonio.
A partir da segunda-feira (18), como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, terá início a entrega de comunicados aos moradores do Humberto Salvador, informando-os sobre o plantão de recolhimento de amostras no local nos dias 21, 22 e 23.
Em relação ao plantão no Paulista, ele diz que espera que a população atenda ao chamado do CCZ, uma vez que o trabalho está sendo finalizado hoje (15) nas ruas do bairro. “Durante algum tempo os agentes estiveram no logradouro. O plantão é voltado mais aos munícipes que trabalham durante a semana e não estavam em casa para nos receber. Esperamos que atendam a nossa solicitação para evitarem vir até o CCZ que é um pouco mais afastado do bairro”, aponta.
Muito embora o plantão deste sábado seja realizado no Jardim Paulista, Soares conta que o prudentino que mora em outro bairro e já foi notificado pode aproveitar e levar o cão até o local. “Como já estamos finalizando o recolhimento de amostras no Paulista, a partir de segunda-feira iniciamos a entrega das notificações. A contar da data, após 30 dias se o munícipe ainda não tiver levado seu cão ao CCZ para coleta de sangue ou o resultado negativo para LVA, começara receber a efetivação da multa”, comenta.
Ele lembra ainda, que nesta segunda-feira (18), o CCZ inicia a aplicação dos autos de infração. “Vale lembrar que a aplicação é válida apenas para àqueles que já foram notificados há 30 dias ou mais. Aos demais, vamos entregar apenas a notificação convocado-os para trazerem o cão até o CCZ ou o resultado negativo da doença”, explica.
Aos munícipes que optarem em levar o cão até o CCZ, o órgão fica localizado na Rua Presidente Castelo Branco, 93, no Parque Castelo Branco. O horário para coleta é das 8h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone (18) 3905-4220. (Por Guilherme Santana)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação