Realizada pela Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) desde o dia 1º de junho de 2012, a coleta seletiva que atinge atualmente 100% dos bairros prudentinos, passou nos últimos meses por algumas mudanças visando à segurança dos munícipes, bem como dos próprios coletores. A principal delas é que tão logo após seu funcionamento, a empresa reservou as sextas-feiras para dar atenção especial ao que ela chama de coleta seletiva programada.
Feita quinzenalmente com visitas pré-agendadas, este tipo e coleta é diferenciado porque recolhe em domicílios apenas eletroeletrônicos e eletrodomésticos em desuso, além de vidros e óleo de cozinha envelhecido. A coleta seletiva comum, por sua vez, só recebe materiais que se enquadram na condição de recicláveis, a exemplo de plásticos, pets, papéis, latas, dentre outros materiais do gênero. Tudo o que coletado é distribuído junto às cooperativas da cidade.
Conforme explica a coordenadora responsável pelo serviço na Prudenco, Mariza Sminka, a coleta seletiva está inserida dentro do Plano de Resíduos Sólidos de Presidente Prudente, o qual atende a Lei Federal Nº 12.305, que em agosto de 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Na prática, ainda segundo ela, além da própria equipe de coletores, o trabalho que visa minimizar a degradação e os impactos causados na natureza, e ao mesmo tempo contribuir com as famílias de baixa renda, é feito com o auxílio de dois caminhões compactadores e três caminhões gaiolas. “Inserimos os compactadores no circuito porque é um modelo de caminhão que comprime o material coletado. Esse recurso possibilita otimizarmos a coleta, nos permitindo economia de tempo com viagens, e financeiramente falando economia com combustível”, ressalta.
A coordenadora confirma que a coleta programada foi elaborada visando à segurança dos coletores, e, principalmente, com a proposta de evitar possíveis acidentes de trabalho com perfuro cortantes.
“Daí esse atendimento diferenciado, visando segurança tanto as equipes de trabalho como também aos moradores. As pessoas que têm interesse em se desfazer dos eletros e vidros, além do óleo, podem solicitar o serviço por meio do 0800-773-8080. Através desse agendamento prévio, nós vamos até casa dos solicitantes na coleta programada seguinte ao momento em que ela no procurou”, orienta Sminka, ratificando que o serviço percorre a área urbana quinzenalmente.
Por fim, ela esclarece que nas sextas-feiras em que não há coleta programada no perímetro urbano, os caminhões realizam-na nos quatro distritos de Prudente, sendo eles Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão. “É importante destacar que todos nossos coletores trabalham devidamente uniformizados. As pessoas precisam ficar atentas a isso principalmente”, encerra. (Assessoria de Imprensa – Prudenco)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação