O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) em Presidente Prudente abre as inscrições referentes ao ano de 2013, a partir do dia 2 de janeiro. Ao todo, são oferecidas 200 vagas para pessoas de ambos os sexos. Para se inscrever é necessário ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever, e não ter concluído a 8ª série do ensino fundamental. As inscrições podem ser feitas até o mês de abril na sede do Projovem que fica na Rua Pedro de Oliveira Costa, 156, no Bosque. De acordo com a coordenadora executiva do Projovem, Antonia Maria Braz, as inscrições para garantir as vagas deverão ser realizadas das 8h às 16h. Já a efetivação da matricula ocorrerá em junho, antes de iniciar as aulas.
De acordo com a coordenadora executiva, o Projovem oferece aos alunos cursos profissionalizantes na área administrativa, como auxiliar administrativo, almoxarife, arquivador e recepcionista. Os cursos terão duração de 18 meses. Segundo ela, as inscrições de 2013 são referentes à quarta turma do Projovem. O programa teve início em Prudente em 2009. Neste período já foram formados mais de mil alunos. A terceira turma está em andamento com a participação de 140 alunos que devem concluir o curso em dezembro de 2013. No final do curso os alunos recebem certificado do ensino fundamental e também o certificado de qualificação profissional.
As aulas serão ministradas na Escola Municipal José Soares Marcondes das 18h50 às 22h. Os alunos que tiverem 75% de frequência e realizar 75% dos trabalhos receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100. Para efetivar as inscrições, os interessados devem comparecer a sede do Projovem no bairro do Bosque munidos de comprovante de endereço, além dos documentos pessoais RG e do CPF. Mais informações através do telefone (18) 322-7606.O Projovem é resultado da parceria entre o governo federal e a Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação