Em continuidade às ações da Semana Nacional de Mobilização Contra a Leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), deu início nesta terça-feira (07/08), em Presidente Prudente, aos mutirões de limpeza contra a leishmaniose e a dengue, no Jardim Iguaçu e nos parques São Lucas e São Matheus. O trabalho de mobilização, que conta ainda com o envolvimento de outras secretarias municipais, sendo elas Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, e Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, além da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), tem como objetivo chamar a atenção e orientar à população sobre os riscos de ambas as doenças.

Na região que compreende os três bairros, 2.135 imóveis, dos quais 1.910 prediais (casas e comércios) e 225 territoriais (terrenos), serão percorridos. Praças públicas e fundos de vale, se existir, também receberão atenção especial, com serviços de poda e limpeza. De acordo com o diretor do CCZ, o médico veterinário Célio Nereu Soares, hoje e amanhã (08) ocorre o trabalho de distribuição de kits educativos compostos de sacos plásticos de lixo e materiais informativos sobre prevenção da doença e posse responsável de animais.

No total, estão mobilizados hoje na orientação 15 atiradores do Tiro de Guerra, cinco agentes de apoio de zoonoses, 40 agentes de controle de endemias, além de funcionários da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). “Em cada imóvel visitado, eles pedem para os moradores providenciarem a limpeza de seus quintais, de modo a acondicionarem lixos orgânicos e inorgânicos nos sacos quais estão recebendo, colocando-os para fora que na quinta-feira [09], dia do bota fora. Na sexta-feira [10] então, os caminhões da Prudenco e do Parque de Obras passam recolhendo tudo o que foi colocado para fora”, explica.

Como já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, aquela região foi escolhida estrategicamente em razão de 25 animais diagnosticados com a leishmaniose em Prudente, dos quais 24 já eutanasiados, terem habitado ali. Além disso, lá existe um animal doente com leishmaniose que habita aquela região desde 2010. O proprietário foi notificado, mas se recusou em entregar o animal para eutanásia. Diante da resistência, a Prefeitura entrou com uma ação judicial, cuja sentença foi favorável ao município. Ainda assim, ele entrou com recurso e a ação ainda segue tramitando lentamente.

O mesmo trabalho será realizado na próxima semana, de 13 a 17 de agosto, no Morada do Sol e Residencial Francisco Belo Galindo. Lá, os kits serão entregues entre os dias 13 e 15. No dia 16 ocorre o ‘bota fora’, seguido da coleta no dia 17. Prudente tem hoje 202 casos de dengue, além de 15 casos de leishmaniose, sendo oito autóctones [contraídos dentro do próprio município] e sete importados.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação