Desde o início da administração, o prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva vêm promovendo melhorias na Rodovia Ângelo Rena, importante via de acesso da zona leste que liga Presidente Prudente a municípios vizinhos, como Regente Feijó e Martinópolis.

Na última terça-feira (11), a rotatória do Vida Nova Pacaembu foi equipada com três novos postes de iluminação, além de implantadas novas placas de sinalização, indicando limite máximo de velocidade, lombadas, preferencial, dentre outros avisos.

Por meio de ações das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Obras e Serviços Públicos (Sosp) e Meio Ambiente (Semea), com apoio da Prudenco, o local também recebeu duas grandes operações tapa-buracos neste ano, cobrindo todo o trecho prudentino da rodovia.

Os órgãos realizaram ainda limpeza e roçagem das laterais da via, reforço da sinalização horizontal e vertical, reforma das três rotatórias, instalação de obstáculos, entre outras melhorias.

De acordo com o secretário da Semob, Luiz Edson de Souza, a maior parte dos acidentes automobilísticos ocorridos na Ângelo Rena foram ocasionados por imprudência e desrespeito dos condutores às normas de trânsito.

O secretário também explica que, por se tratar de uma vicinal, a velocidade máxima permitida é de 60 km por hora, e máxima de 30 km/h nos trechos de rotatórias. “Nos últimos anos, a região sofreu uma explosão imobiliária, que não foi levada em consideração quando construída a via. A falta de planejamento é um dos motivos do grande fluxo, uma vez que não há rotas alternativas para acessar determinados bairros da região, o que ocasiona um alto índice de trafegabilidade”.

“A duplicação da via é necessária e será realizada, com estudos já em andamento, porém é uma obra de custo extremamente elevado”.

Como medida paralela para diminuir o fluxo, a Semob, em parceria com a iniciativa privada, já iniciou a execução de uma obra para a abertura de uma marginal de acesso ao Jardim Vista Bonita,que hoje só é possível através da Ângelo Rena, ligando a Rua Manoel Vieira Nunes à Rua Letícia de Lima Sperandio, que vai funcionar como um prolongamento da Avenida Juscelino Kubistchek.

Edson relata também que há um segundo projeto em estudo, que objetiva ligar o Jardim Vista Bonita a um empreendimento imobiliário.

O prefeito Ed Thomas relata que já protocolou ofícios solicitando repasses para executar melhorias na via, que está empenhado em busca de recursos que viabilizem a duplicação, porém, trata-se de uma obra para a qual são necessários aportes financeiros do Estado ou União, considerando uma execução de alto custo.

“No momento, a maior parte dos recursos do município tem sido investida em saúde. Salvar a vida das pessoas, oferecer um atendimento digno e de qualidade é a nossa prioridade”, declarou Ed.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos estima que o valor da duplicação do trecho pertencente ao município custe entre R$ 11 e R$ 15 milhões de reais.