Na tarde desta sexta-feira (26/06), às 14h, será inaugurado na Inova Prudente o Programa ‘Inova Mais’, previsto nas leis de N° 9.086/2018 e 9.370/2017, e com espaço destinado ao processo de aceleração que segue sendo realizado desde 2018. A fim de evitar aglomeração, o encontro contará com a presença de poucas pessoas, como empreendedores que passaram pelo fomento e algumas autoridades, dentre elas o prefeito Nelson Bugalho. Aos interessados, o evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Inova.

O programa tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos e negócios inovadores de base tecnológica, desenvolver e consolidar o ecossistema de empreendedorismo e inovação local, além de conectar o ecossistema de startups aos demais pólos de tecnologia e inovação.

A sala, que se encontra no Coworking da Inova Prudente, tem aproximadamente 60 metros quadrados e possui pintura e decoração temáticas. Além disso, é climatizada e já conta com móveis e equipamentos necessários para que as startups que passam pelo processo de aceleração possam receber mentorias e capacitações.

O diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, diz que o novo espaço complementa os serviços prestados pela Inova. Ele informa que todos os empreendedores que já passaram pelos processos de aceleração, tendo recebido bolsa-auxílio ou não, também terão direito a usar o local. “Essa sala foi um pedido de alguns empreendedores que já passaram pelos processos de mentoria e capacitação e que frequentam a Inova utilizando-se do Coworking”, acrescenta.

Para o secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, o local também fortalecerá as relações entre os empreendedores que passam pelo processo de aceleração. “Eles participaram de vários cursos durante o processo de aceleração que tem duração de 100 dias. Ter um local específico fortalecerá os laços e ampliará as conexões”.

Durante o evento, será assinado o decreto que cria o programa e formaliza a ação. Em virtude da pandemia e das boas práticas de isolamento social, apenas os empreendedores que estão acelerados e alguns apoiadores foram convidados e receberão um crachá que dará acesso ao espaço.

Aceleradora – A Inova Prudente segue se consolidando como uma aceleradora de startups desde 2018 quando publicou seu primeiro edital. Neste, 20 projetos foram selecionados e receberam mentorias, sendo escolhidos cinco para receber bolsa auxílio, sendo eles: Cotton Apps, Vision Play, WePass, Read Easy e DeepView. Todos se encontram no mercado com bom desempenho.

Já no ano de 2019, a Inova Prudente acelerou 20 novos projetos, sendo que 10 deles receberam bolsa-auxílio inovação e novos negócios surgiram no mercado.

Atualmente, 20 projetos passam pelo processo de pré-aceleração que já está em fase final e contou com uma parceria inédita da Darwin Startups, eleita em 2018 e 2019 como a melhor aceleradora do país pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e a primeira a se tornar filiada a Techstar, uma das principais aceleradoras do mundo.

O diretor-presidente da Inova explica que o processo de aceleração neste ano focou em projetos em estágios iniciais por isso, por isso foi chamada de pré-aceleração. Ele comemora ainda a ampliação formal dos serviços da fundação. “A partir de agora esses empreendedores terão espaço para uso exclusivo como apoio ao desenvolvimento de seus projetos”, finaliza. (Colaboração – AI/Inova Prudente)

Fonte: Secretaria de Comunicação