Cerca de 8 mil pessoas compareceram ao Festival Literário de Presidente Prudente (FLITPP) apenas no primeiro fim de semana do evento, realizado no Centro Cultural Matarazzo. O fluxo de pessoas permaneceu intenso na manhã desta segunda-feira (12/08), quando começaram as visitas das crianças da rede municipal e de outras instituições de ensino da região.

Apesar das diversas atrações simultâneas, a área destinada à venda de livros continua sendo o carro-chefe do festival, confirmando que há sim interesse por parte do público em espaços para aquisição de artigos literários.

Ciente deste cenário, o prefeito Nelson Bugalho, que visitou o FLITPP nesta manhã, solicitou à Secretaria Municipal de Cultura que estude a viabilidade de instalar uma livraria fixa no local, seguindo o conceito das mais tradicionais lojas deste segmento no país.

“Prudente tem uma grande carência de livrarias físicas. Hoje estamos limitados a compras pela internet, o que não se compara com o prazer de folhear um livro antes de comprá-lo. A cidade merece uma livraria moderna, com um acervo completo, que atenda a todos os públicos, e acredito que o Matarazzo seja o local ideal para abrigar um empreendimento deste porte”, disse o prefeito.

Para o titular da Secult, José Fábio Sousa Nougueira, o pedido do chefe do executivo vem ao encontro de um de seus maiores desejos. “Firmar parcerias com a iniciativa privada é uma tendência na área cultural. Vamos licitar este espaço para que a própria empresa faça as modificações e os investimentos necessários, sem interferir no aspecto histórico do prédio”, comentou Nougueira.

Visitações

De acordo com um dos organizadores do FLITPP, Murilo Tomiazzi, o público infantil comparecerá em peso nesta edição do festival. Ele calcula aproximadamente 1,5 mil visitas diárias por parte de estudantes da rede municipal e de escolas de Martinópolis, Pirapozinho, Santo Anastácio, Piquerobi e outras cidades da região.

Cabe lembrar que a administração municipal distribuiu 2 mil cheques-livro para alunos do município, no valor de R$ 25 cada, para que eles próprios possam adquirir os livros de sua preferência.

A grande atração desta terceira noite de FLITPP será o bate-papo com o poeta Sérgio Vaz, marcada para as 19h30, na Sala de Cinema “Condessa Filomena Matarazzo”. A entrada é gratuita.