Em sessão solene, nesta sexta-feira (06/05), no auditório do Sesi Furquim, o chefe do Executivo de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e mais doze prefeitos da região, receberam selos do Prêmio Prefeito Empreendedor, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP).

Em sua nona edição, o Selo Prefeito Empreendedor é concedido pelo Sebrae a prefeitos a cada dois anos, como reconhecimento dos trabalhos de modernização da gestão pública e desenvolvimento econômico social, com incentivo aos empreendimentos locais.

A mesa de trabalhos foi formada pelo prefeito Tupã, pelo deputado estadual Ed Thomas, pelo presidente da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), pelo presidente do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), Valter Martins, o gerente do Sebrae Presidente Prudente, Eduardo Noronha Viana e do gerente de Políticas Públicas do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

Os projetos participantes foram inscritos em oito categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

O prefeito Tupã recebeu dois selos: melhor projeto e pelo proficiente trabalho realizado em Inovação e Sustentabilidade.

Na oportunidade, o chefe do Executivo afirmou que o incentivo ao empreendedorismo local deve ser uma estratégia de longo prazo, com ações continuadas. “O Sebrae é um grande parceiro nesse processo. O poder público precisa usar da criatividade para dar sustentabilidade à economia local. A premiação para 13 prefeitos da nossa região mostra nossa força e engajamento. O mérito desses prêmios não é exclusivo dos prefeitos, mas também das equipes de secretários e de funcionários que se dedicam a criar mecanismos que melhorem as condições de vida da população”, disse.

O gerente de Políticas Públicas do Sebrae-SP disse que os municípios mostraram sua força com ações que impactam positivamente o empreendedorismo local. “Precisamos simplificar a relação com quem empreende e desburocratizar o país para melhorar a vida das pessoas, principalmente nesse momento de crise”.

O município de Dracena foi um dos destaques estaduais dentro do certame com o projeto que envolve o apoio político e técnico para a instalação de usinas fotovoltaicas na cidade, para converter luz solar em energia. Dessa forma, foi a vencedora estadual na categoria Inovação e Sustentabilidade e concorrerá na fase nacional no próximo dia 10 no Distrito Federal, onde serão concedidos 12 prêmios divididos em destaques nacional, regional e estadual com suas respectivas categorias.

Segue a lista dos 13 prefeitos que receberam 19 certificados: Anhumas – Adaílton César Menossi - Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Dracena – José Antônio Pedretti - Categoria: Melhor Projeto; Flora Rica – Paulo Rogério Florentino de Faria - Categorias: Melhor Projeto e Pequenos Negócios no Campo; Junqueirópolis – Hélio Aparecido Mendes Furini - Categorias: Melhor Projeto e Inovação e Sustentabilidade; Narandiba – Ênio Magro -Categorias: Pequenos Negócios no Campo e Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Osvaldo Cruz – Edmar Carlos Mazucato

Categorias: Pequenos Negócios no Campo e Melhor Projeto; Presidente Prudente – Milton Carlos de Mello - Categorias: Melhor Projeto e Inovação e Sustentabilidade; Presidente Venceslau – Jorge Duran Gonçalez - Categorias: Melhor Projeto e Inovação e Sustentabilidade; Rancharia – Marcos Slobodticov -Categoria: Desburocratização e Formalização; Rosana – Sandra Aparecida de Souza Kasai - Categoria: Melhor Projeto; Santo Expedito – Ivandeci José Cabral; Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Tarabai – Elias Natalino Pereira - Categoria: Melhor Projeto; Teodoro Sampaio – Aílton César Herling - Categoria: Melhor Projeto.