O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está recebendo nesta semana a doação de 30 casinhas confeccionadas em madeiras, para abrigar cães. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Polícia Ambiental e a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, com apoio do município.

Já foram entregues quatro casinhas que irão ficar para uso do Centro de Controle de Zoonoses, para que sejam utilizadas como abrigo para os animais. Outras duas unidades foram doadas para a Chácara Dona Linda, onde voluntários também fazem o acolhimento de animais.

As demais unidades estão sendo preparadas com a instalação de comedouro e bebedouro e adesivo de identificação do município de Prudente e da Polícia Ambiental. Algumas destas unidades serão instaladas em locais públicos, para atender cães de rua.

Os locais públicos que irão dispor das casinhas estão sendo definidos, mas alguns dos pontos a serem contemplados serão a Praça das Andorinhas, área próxima à Secretaria de Assistência Social (SAS), Paço Municipal (área central), e também próximo à base da Polícia Militar, também no Parque do Povo, entre outros locais em estudo.

"Vamos fazer um planejamento dos locais que irão receber essas casinhas de madeira e também checar, junto às entidades, quais são aquelas que mais necessitam dessas estruturas”, explica o gerente do CCZ Ricardo Santos, o Pisca.