A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, a qual tem a frente Juliano Borges, afirma que tem muita a comemorar neste fim de ano. Isso porque foram inúmeras ações realizadas ao longo de 2015. Além disso, o coordenador fala sobre as demais previsões positivas para 2016. Confira:

Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) – Quais ações realizadas neste ano merecem destaque?

Avançamos positivamente com a continuidade e ampliação da agenda das políticas públicas de juventude visando gerar oportunidade aos jovens. A Coordenadoria da Juventude dentro do seu papel de formular, articular e executar as políticas de juventude articulada com outras secretarias e apoio fundamental do prefeito Tupã ampliou as atividades em beneficio dos jovens entre 15 e 29 anos com ênfase nas áreas da educação, trabalho, qualificação profissional, empreendedorismo, cidadania, saúde, cultura e esporte. Foram realizados os cursos de idiomas e informática nas Praças da Juventude e CEU.

Contou ainda com a parceria dos grêmios estudantis e das escolas estaduais, o que possibilitou a participação dos estudantes do ensino médio nos projetos ‘Trilha Juventude Ecológica’, ‘Construindo o Futuro – Visita técnica ao Senac’, ‘OAB Vai a Escola com o tema Estatuto da Juventude’, ‘E Agora José? Orientação Vocacional - Unoeste’, ‘Visita à Unesp’, ‘Futuro Empreendedor – Visita à Incubadora Tecnológica’, ‘Tarde Mais Jovem – Parque Aquático’ e ‘Empreendedorismo nas Escolas’. Soma-se a isto, o apoio aos projetos esportivos e culturais organizados pelos grêmios estudantis. Ao todo, conseguimos atender aproximadamente 5 mil estudantes.

Outro ponto a destacar foi a realização dos projetos das oficinas de qualificação profissional, cultural e esportiva de Juventude que proporcionaram aos jovens e comunidade nas praças da Juventude e no CEU, com mais de 3 mil vagas em atividades como muay thai, judô, jiu-jtsu, capoeira, boxe, canto, areia em tela, grafite, percussão, pintura em tela, customização de chinelo, customização de moda, design de bolsas sustentáveis, aerografia, artesanato em biscuit, artesanato em tecido, fotografia, rotinas administrativas nas áreas de compras, departamento pessoal e financeiro, skate, street dance, dança de salão, teatro, técnicas em secretariado e zumba. O festival ‘Mais Bela Voz da Juventude’ na sua terceira edição foi um sucesso em todos os sentidos. Projetos como ‘Gravação Jovem’, ‘Empresário Sombra’ e ‘Emprega Jovem’ foram lançados. Houve ainda a realização da segunda edição da Conferência Municipal da Juventude. E deu início à execução do programa ‘Estação Juventude’. O desenvolvimento do projeto ‘Comunidade em Ação’ nos finais de semana no bairro Morada do Sol e a parceria com a Casa da Sopa com a oferta de atividades culturais e esportivas para os jovens. Ao todo, mais de 30 mil jovens participaram das ações da Coordenadoria da Juventude neste ano.

Secom – No que compete a sua pasta, como você avalia o desempenho da mesma desde a criação?

Com as Praças da Juventude e do CEU que foram entregues durante a administração do prefeito Tupã e a necessidade de estabelecer um elo entre a administração e os jovens do município com o objetivo de trabalhar da melhor forma as políticas públicas de juventude no município, foi criada num primeiro momento a Assessoria da Juventude e já no segundo governo, a Coordenadoria da Juventude. Resumimos os últimos 5 anos de intenso trabalho para tirar do papel as políticas públicas de juventude dentro de um contexto de somatória de forças e esforços com o objetivo de gerar oportunidade aos nossos jovens. Infelizmente por mais boa vontade que poderia existir, não havia uma política articulada de forma transversal e intersetorial de juventude dentro da administração. Este foi o grande desafio encontrado, como ampliar o diálogo entre os jovens e seus mais variados segmentos e a administração pública e transformar em projetos e programas que eles se viam representados. Trabalhamos em 3 importantes frentes participação, gestão e execução com o objetivo de construir um Sistema Municipal de Juventude. Dentro do contexto de participação, criamos uma agenda de diálogo constante com os jovens e os seus movimentos juvenis através da realização de conferências e fóruns da juventude e retomamos a articulação do Conselho Municipal da Juventude. Soma-se a isto, o diálogo com os movimentos juvenis com destaque para as empresas juniores, clubes de serviços, grêmios estudantis, jovens skatistas, atléticas acadêmicas, religiosos entre outros. Há um entendimento que as políticas públicas de juventude devem nascer da demanda dos jovens e os mesmos participaram da sua formulação e execução, foi um grande desafio para a administração municipal. Dentro do contexto gestão, num diálogo intersetorial entre a Coordenadoria da Juventude e das demais secretarias com a construção e integração das políticas públicas de juventude, o fomento ao diálogo político-institucional, a interlocução e articulação com as entidades que trabalham com jovens e as entidades juvenis formais e informais foram um marco deste processo. Por fim, as inúmeras atividades nas áreas de cidadania, cultura, esporte, qualificação profissional, empreendedorismo, trabalho, educação e saúde com ênfase nos jovens foram desenvolvidos ao longo dos anos através de projetos e programas que sempre tiveram o objetivo de gerar oportunidade aos jovens do município.

Em 2016, véspera do centenário de Presidente Prudente, o governo Tupã entra em seu último ano. O que a população pode esperar de sua coordenadoria?

Podem esperar muito e intenso trabalho da Coordenadoria da Juventude com o principal objetivo de consolidar a extensa agenda de políticas desenvolvida ao longo dos últimos 5 anos e que é um marco do nosso governo sob a gestão do prefeito Tupã, sendo referência para vários municípios. Além da continuidade e ampliação dos projetos e das ações desenvolvidas nas Praças da Juventude e no CEU, temos outros para sair do papel ainda com ênfase no voluntariado, cidadania e no empreendedorismo juvenil.

Vamos investir muito na questão de qualificação profissional e na plataforma virtual do projeto Emprega Jovem já lançado. Soma-se a isto, o programa Estação Juventude com as ações formativas, culturais e esportivas. Também haverá os inúmeros concursos culturais e de estimulo à cidadania como festival 'Mais Bela Voz da Juventude', 'Fotografia Juvenil', 'Oratória' e outros. Iniciamos um diálogo neste ano e várias ações que pretendemos ampliar a parceria em 2016 com o NASF e ESF da Secretaria da Saúde com foco na saúde do adolescente e do jovem no território. Em outra ponta, a ampliação da parceria com o CRAS e CREAS da Secretaria da Assistência Social visando os jovens em vulnerabilidade social. É uma agenda intensa de atividades e projetos que tem o objetivo de gerar oportunidade aos nossos jovens.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação