Uma pessoa que partiu tão jovem deixando um legado de exemplo. A frase resume o sentimento de todos que participaram da inauguração da Biblioteca "Caio Shiguemy Cassiano Ishii", na Escola Municipal Cel. José Soares Marcondes, no bairro do Bosque na noite de ontem (09/12).
Diversas autoridades municipais, familiares, corpo docente, funcionários, alunos, pais de alunos, professores da Toledo Centro Universitário marcaram presença no evento que emocionou a todos presentes.
Em um discurso emocionado, a mãe do patrono, Regina Claudia Vieira Cassiano agradeceu a todos que ajudaram na realização da obra. “Agradeço àqueles que doaram seu tempo, que colocaram a mão na massa literalmente, buscando ajuda, buscando doações. É maravilhoso beneficiar tantas crianças, incentivando-as na leitura, estimulando o prazer pelos estudos”.
Regina conta que desde a juventude Caio demonstrava muito amor, responsabilidade, disciplina e um grande talento de servir a Deus. “Este jovem tornou-se homem íntegro, com valores inquestionáveis, com uma inteligência fora do comum e de uma humildade divina. Passou no exame da OAB quando ainda cursava o 4º termo. Tornou-se o professor mais jovem na história da Toledo. Adorava o que fazia, sentia-se realizado em poder ajudar. Trabalhando como voluntário, sentia muito mais prazer em dar do que receber. Deixou um legado de exemplos”.
Além de Regina, fizeram parte da mesa de honra, Gerson Ishii, a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, o presidente da Câmara Municipal, Valmir da Silva Pinto, o diretor da unidade escolar, Edimar Aparecido da Silva, a vice-diretora Angélica Aparecida Spigaroli, a autora do projeto e secretária de escola, Eliana Rodrigues de Araújo Toledo, e a presidente do Conselho de Escola, Maria Solange Caravina.
Muitas autoridades da área do Direito estiveram presentes, como o coordenador da Faculdade de Direito da Toledo Centro Universitário, Sérgio Tibiriçá Amaral, o Procurador Federal e representante da Igreja Presbiteriana Independente, Danilo Trombeta Neves, o presidente da OAB de Prudente, Rodrigo Artero, o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB São Paulo, Ricardo Toledo, o advogado José Francisco Galindo Medina, dentre outros. Mirela Godoy e Anne Ávila, amigas do Ministério “Operação Alegria”, da Igreja Presbiteriana, o qual Caio fazia parte, também marcaram presença.
O novo espaço de aprendizado tem 51 metros quadrados com objetos de decoração feitos com recicláveis e acervo de 4.500 livros, tudo planejado de forma a proporcionar um ambiente adequado para a leitura. Até mesmo a disposição dos livros foi planejada de forma que os 700 alunos possam escolhê-los pela imagem disposta na capa.
Segundo o diretor da unidade, Edimar Aparecido da Silva, o fato da biblioteca estar atrativa para os alunos irá contribuir ainda mais para o aprendizado. “Destaco a importância do Conselho de Escola e o apoio da Seduc na realização desse projeto. A Biblioteca irá contribuir muito para o incentivo à leitura, o que favorece o crescimento intelectual dos alunos que vislumbram novos horizontes”, encerra.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação